FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Em 2016, o agricultor Laércio Dalla Vecchia recebeu um prêmio de produtividade de soja. A colheita na propriedade da Agrovecchia em Mangueirinha-PR rendeu 97 sacos por hectare. Para a safra seguinte, ele almejou novamente ganhar a competição, desta vez passando dos 100 sacos por hectare.
Seu primeiro pensamento foi aumentar a dose do adubo. 400 quilos de NPK, 200 kg de KCl por hectare mais aplicações de fungicidas e demais defensivos e o resultado foi… 81 sacos por hectare. Mas onde foi que errou Dalla Vecchia para sua área sofrer esta queda de produtividade?
Segundo o produtor, seu engano foi pensar somente na parte de cima da planta, sem lembrar daquilo que estava no solo e abaixo dele. Em palestra no estande da Copasul no Showtec 2023, em Maracaju, Dalla Vecchia conta sua jornada em busca da alta produtividade não somente para obtenção de recordes e títulos, mas também para cumprir sua missão como “jardineiro de Deus”.
Em uma apresentação, que foi realizada dia 24/05/2023 no estande da cooperativa, o produtor resume os 7 princípios da agricultura sustentável, que são:
1 - Diagnóstico e análise de solo para condições químicas, físicas e biológicas;
2 - Troca de experiências
3 - Plantas de cobertura
4 - Saúde do solo
5 - Rotação de cultura, adubação de sistema e solo sempre coberto
6 - Reservatório de água e reciclagem de nutrientes
7 - Carbono orgânico.
Pelo link a seguir, assista o vídeo da palestra na íntegra no Youtube e entenda o contexto de cada um dos sete pilares para uma agricultura sustentável:
+ A salvação da lavoura: implementando os 7 princípios da agricultura sustentável
Você também pode acompanhar este conteúdo em formato podcast no Spotify. Acesse: