FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Em nota, o Mapa revelou ainda que avalia reduzir o período de semeadura da safra de soja 2023/24 como estratégia complementar para controle da ferrugem asiática
Nesta segunda-feira, dia 10, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) revelou aos agricultores brasileiros quais são as datas do vazio sanitário da soja 2023, incluindo para o estado de Mato Grosso do Sul. O calendário foi publicado junto à Portaria nº 781.
O vazio sanitário da soja 2023 para Mato Grosso do Sul ocorrerá entre 15 de junho e 15 de setembro. Conforme detalha a entidade em notícia publicada no portal do ministério, o vazio sanitário “é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. O objetivo é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte”.
O ministério informou ainda em nota que, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, ainda está avaliando reduzir o período de semeadura da soja 2023/2024 como estratégia complementar de manejo da ferrugem asiática.
+ Plantio de soja em Mato Grosso do Sul: confira o calendário da safra 2023/24
+ Clique ainda para conferir o calendário do vazio sanitário da soja 2023 em todo o Brasil