FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Em pesquisas da Embrapa feitas na Unidade de Referência Tecnológica em Naviraí, na parceria com a Copasul e a Rede ILPF, vários sistemas de produção estão sendo avaliados e foi constatado que, em regiões consideradas susceptíveis a geadas, o uso do sistema ILPF pode ser uma alternativa para proteger a pastagem e assegurar, pelo menos em parte da área, uma opção para garantir forragem de melhor qualidade para o gado.
Depois das fortes ondas de frio ocorridas em junho e julho de 2021, as pastagens, em um contexto geral, sofreram danos severos. No entanto, em áreas com pastagem nova, o que é viável no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP), quando após safra de soja, implanta-se a braquiária em sequência, fica maior a capacidade da planta em tolerar o frio se comparado aos pastos velhos.
Segundo estudo assinado pelos pesquisadores Michely Tomazi, Júlio Cesar Salton, Danilton Luiz Flumignan e Éder Comunello, divulgado pela Embrapa, nas geadas ocorridas em 2021, a temperatura chegou a atingir valores negativos, com mínima de -1,2 °C. Mesmo assim, a pastagem nova, com três meses em área de ILP nas áreas do estudo, ainda permaneceu com 40% a 50% de massa verde. Porém, as áreas com pasto velho, de dois anos ou mais, foram muito mais afetadas, mantendo, no máximo, 10% de massa verde.
Segundo os estudiosos, a inserção do componente florestal no sistema de produção minimiza também o efeito negativo das baixas temperaturas tanto para os animais como para a pastagem.
Em Naviraí, MS a Embrapa Agropecuária Oeste identificou que a proteção foi de praticamente 100% quando a pastagem era nova e cultivada dentro da ILPF. Esse efeito protetor se deve às mudanças de ordem microclimáticas que são proporcionadas na área de produção pelo componente florestal, o qual cria uma espécie de “bolsão térmico” que mantém o ar mais quente no ambiente.
Nesta área experimental, que já vem sendo monitorada desde 2015, sempre que ocorreram eventos de geadas as temperaturas dentro do ambiente do ILPF foram de 1 °C a 3 °C maiores do que nas pastagens cultivadas a céu aberto. Isso foi suficiente para manter a pastagem nova livre dos males das geadas.