FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Tropa de Elite da Produtividade no estande Copasul no Showtec 2023

Showtec: Tropa de Elite reúne cerca de 300 pessoas no estande da Copasul

24, Mai de 2023
Voltar

Laércio Dalla Vecchia, Leandro Barcelos, Maurício De Bortoli e Willian Matté compartilharam conhecimento teórico e prático em painel na manhã desta 4ª no estande da cooperativa

A Copasul realizou na manhã de quarta-feira, dia 24, um painel sobre lavouras de alta performance em seu estande no Showtec. Cerca de 300 pessoas, entre produtores cooperados e demais profissionais do agro, estiveram no espaço da cooperativa para acompanhar o painel composto por produtores que são referência no setor: Leandro Barcelos, da consultoria Solofértil que atua em propriedades no MA e BA; Maurício De Bortoli, da Bortoli Consultoria e tricampeão do CESB; Laércio Dalla Vecchia, também campeão do CESB; e William Matté, sócio do Grupo MEC e produtor no PAD-DF. 

Juntos, eles formam a “Tropa de Elite da Produtividade”, grupo de especialistas que compartilha conhecimentos e experiências no estande da Copasul no Showtec entre quarta, 24, e quinta, 25. “São quatro nomes fantásticos da agricultura brasileira que ajudam muito os produtores trazendo coisas novas, trazendo experiências. São produtores e gerentes de fazenda, então eles têm a prática do dia a dia”, observou o gerente do departamento agronômico da Copasul, Anderson Guido. 

Guido ressaltou que a presença dos especialistas cumpre a missão da cooperativa de fortalecer o cooperado. “Conhecimento ninguém tira de nós. E nós precisamos buscar sempre, precisamos ser mais profissionais na nossa área para estarmos cada vez mais fortes em estabilidade produtiva e produção”, relacionou.

PENSANDO NO LONGO PRAZO

Para Willian Matté, no momento atual do mercado de grãos, o produtor deve olhar para o horizonte. “A primeira forma de não pensar no preço da soja é pensar no longo prazo. E a segunda forma é que a gente tem que acreditar nas pessoas e inserir a cultura do capricho dentro das nossas propriedades e nas nossas tomadas de decisão. O detalhe importa muito”, refletiu Matté. 

Maurício De Bortoli fez coro com Matté em suas considerações ao final do painel. “A gente só vai se encontrar aqui ano que vem ou nos próximos anos se tivermos visão de longo prazo. Se pensarmos só no amanhã e nas consequências dele, nós não vamos ser sustentáveis na agricultura”, reforçou. 

CONSTRUINDO SOLOS 

Campeão de produtividade de soja do desafio 2019/20 do CESB, Laércio Dalla Vecchia falou com propriedade sobre como o produtor pode melhorar o desempenho de sua lavoura: construindo e melhorando seu solo cada dia mais. Vecchia disse que o solo é um presente de Deus e que o agricultor apenas toma emprestado e cuida para as próximas gerações. 

“Quando a gente toma alguma coisa emprestada, nós temos que devolver melhor ainda. E muitas gerações dependem deste nosso solo. Fé em Deus e nós sempre podemos aumentar a nossa produção sem gastar mais, mas sim com o manejo que faz a diferença. Vamos caprichar no solo que ele nos devolve o nosso retorno”, aconselhou. 

"Tem uma frase que diz que o solo é um bem que a gente pega emprestado dos nossos filhos. Então tem que cuidar, sim, e zelar. Uma pessoa entende o sentido da vida no dia em que ela planta uma semente e não espera sentada na sombra da árvore. É fazer algo que talvez você não usufrua do que está fazendo, mas as próximas gerações, sim”, completou Leandro Barcelos

Por fim, Barcelos também agradeceu a presença do público no painel, formado por cerca de 300 pessoas. Segundo o consultor, uma verdadeira “multidão” de interessados na evolução das suas lavouras. “Dou os parabéns para a Copasul porque eu entendo que juntar essas pessoas é o maior feito. Porque é difícil você juntar pessoas boas. E aqui a Copasul está colhendo o resultado que plantou há três ou quatro anos, quando começou a falar de plantas de cobertura e compactação de solo”, justificou o consultor.

EFEITO PRÁTICO

O cooperado Fernando Casali, da Fazenda Floresta, em Maracaju, parabenizou a Copasul pelo evento especial e afirmou que o produtor rural e o público presente conseguiram captar a mensagem da Tropa de Elite da Produtividade. "Disso eu consegui tirar uma coisa muito importante: eu tomei a decisão de começar a fazer plantas de cobertura. A gente vem fazendo só soja, milho e braquiária, mas falta essa rotação de culturas no inverno. Isso foi o que mais me marcou", confirmou.

"Essa oportunidade de conhecimento que a Copasul trouxe para nós é o caminho que vai trazer a sustentabilidade para o nosso agronegócio", complementou a cooperada Keli Casarin, da Fazenda Campo Verde, também em Maracaju.

PROGRAMAÇÃO NO 3º DIA DE SHOWTEC

Nesta quinta, 25, a programação do estande da Copasul segue com destaque para a palestra de um dos integrantes da Tropa de Elite da Produtividade. O agrônomo e produtor Willian Matté fará uma apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas a partir das 9h. Mais informações pelas redes sociais da Copasul ou em copasul.coop.br.