FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Maurício De Bortoli destaca papel das plantas de cobertura no estande Copasul no Showtec

Showtec: especialistas destacam papel das plantas de cobertura para a produtividade

25, Mai de 2023
Voltar

Na tarde de quarta-feira, dia 24, o engenheiro agrônomo e consultor Maurício De Bortoli fez sua apresentação no estande da Copasul no Showtec 2023, em Maracaju. Bortoli, que é produtor bicampeão brasileiro de produtividade de soja sequeiro do CESB, fez uma palestra sobre “Plantas como mantenedoras da vida no solo”. 

O agricultor destacou o papel das plantas de cobertura para a manutenção da vida do solo. Em suas palavras, as plantas de cobertura estão para o solo o que a pele representa para as pessoas, ou seja, como se fosse uma proteção.

Rotacionar as culturas comerciais com as plantas de cobertura é uma parte da resposta à pergunta que Bortoli faz no início de sua apresentação: “Quem é apaixonado pelo que faz e quem quer estar aqui nos próximos anos?”. Segundo o especialista, as plantas de serviço dão sustentabilidade à produção agrícola, assegurando que o agricultor permaneça dentro da atividade safra após safra. 

Já em suas considerações finais, Bortoli compartilhou uma frase que escolheu como resumo de sua apresentação. “Mais importante na alta produtividade não é o quanto você colhe, e sim quem você se torna para poder produzir mais”. 

Na sequência, o consultor explicou. “Vamos fazer o básico bem feito mais 10% a cada ano. Assim, eu tenho certeza que tanto eu como vocês seremos indivíduos melhores, produtores prestigiados e lembrados por aquilo que deixamos para as futuras gerações”, aconselhou.

LAÉRCIO, O AGRICULTOR

A programação do estande da Copasul no Showtec nesta quarta, 24, foi concluída com a palestra de Laércio Dalla Vecchia, produtor campeão do desafio de produtividade do CESB 2019/20. Dalla Vecchia, que em suas redes sociais é conhecido como Laércio, O Agricultor, fez uma apresentação sobre “Os 7 princípios da agricultura sustentável”.

O agricultor, que integra a Tropa de Elite de Produtividade da Copasul no evento, comparou os produtores rurais com “jardineiros de Deus”. 

“Nós produtores estamos aqui só de passagem e tomamos esse solo emprestado. Por isso eu costumo falar que nós somos jardineiros de Deus. Então nós temos que cuidar com muito carinho. E o que faz diferença na produção é o básico. Eu por muitas vezes tentei colher mais e não consegui, mas o que faltava? Calcário, solo descompactado… A partir do momento que você faz os bons princípios agrícolas, palha, solo descompactado, rotação de cultura, nós conseguimos agregar muito mais produção no nosso solo”, resumiu.

“Quanto mais matéria orgânica, menos problemas com nematoide, menos problemas com doenças radiculares e mais resiliência à seca. Então, como um bom jardineiro de Deus, nós temos que honrar esse solo e fazer o básico bem feito, cuidar dele com amor”, completou.

“É uma satisfação imensa estar aqui na Copasul. Eu tiro o chapéu para o trabalho da cooperativa”, concluiu Laércio. 

PROGRAMAÇÃO NO 3º DIA DE SHOWTEC

A programação do estande da Copasul no Showtec termina na manhã desta quinta, 25, com a palestra do agrônomo e produtor Willian Matté. Ele fará uma apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, destacando a construção da produtividade de arroz e feijão na região do PAD-DF a partir das 9h. Mais informações pelas redes sociais da Copasul ou em copasul.coop.br.