FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Painel de tendências do mercado de grãos no estande Copasul no Showtec 2023

Showtec: analistas dão dicas para o produtor aprimorar a estratégia comercial

23, Mai de 2023
Voltar

Nesta terça, 23, a Copasul promoveu em seu estande no Showtec, em Maracaju, um painel para apresentar fundamentos e perspectivas para o mercado de grãos. O objetivo foi contribuir para o processo de tomada de decisão do cooperado em um momento de mudanças de cenário. Participaram do encontro a cooperada Cristina Spekken, administradora do Grupo Spekken, os analistas Aldo Lobo, da Granopar, e Jonas Pizzatto, da Stonex, além do gerente comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei. 

“É sempre difícil esse momento de transição de preço. E como a safra está pouco comercializada, está sendo uma decisão muito mais complexa para o produtor. Mas dentro das melhores práticas, a Copasul quer colaborar para que ele tome a melhor decisão. O ideal da Copasul é: produtor forte. Então devemos unir forças e trazer o que tiver de melhor no mercado”, declarou Dolenkei.

LEITURA DO MERCADO

Em apresentação sobre o cenário atual do mercado de grãos, Jonas Pizzatto falou sobre fundamentos que o produtor deve conhecer para entender a dinâmica dos ciclos de preços. Ele ainda apresentou as perspectivas para a safra de grãos nos Estados Unidos e antecipou tendências para a safra de grãos 2023/24 na América do Sul. 

O especialista mostrou que o clima indica uma safra positiva nos Estados Unidos, mas sugeriu que o produtor siga acompanhando os mapas. “Eu acho que o principal ponto agora é acompanhar a safra americana e se posicionar, e ter o preço pré-estabelecido para não perder, quem sabe, uma das últimas oportunidades do ano de vender soja num preço interessante”, salientou Pizzatto. 

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES - 5 INDICADORES

O analista apresentou cinco indicadores que o agricultor deve estar de olho neste momento para não perder esta possível janela de comercialização: são os mapas de temperatura, anomalia de temperatura, precipitação para o mês de julho e para agosto, todos relativos à safra norte-americana.

Além disso, há outro gráfico que deve estar no dashboard do produtor para auxiliar em sua estratégia comercial, segundo Jonas Pizzatto. “Mas se tivesse um só gráfico para a gente olhar e tentar entender o que está acontecendo com as cotações em Chicago, a gente olharia para o gráfico de estoque e uso dos Estados Unidos”, aconselhou.

O especialista acrescentou que embora haja perspectiva de preços em um patamar abaixo dos praticados nas últimas safras, a expectativa por uma boa produtividade na próxima safra brasileira oferece margem para o produtor manobrar dentro da comercialização. 

“O que a gente sempre recomenda para o produtor é que tenha essa disciplina, que olhe para a relação de troca e garanta pelo menos o seu custo, fazendo a venda da soja futura com a compra do insumo. E caso ele queira especular e fazer uma estratégia diferenciada em cima da soja, que ele faça com o que sobra. Hoje os pacotes de troca estão mais interessantes”, indicou.

FERRAMENTAS DE PROTEÇÃO

O analista da Granopar Aldo Lobo, que contribuiu para os debates no painel comercial, também falou sobre a importância do uso das ferramentas de proteção, como os contratos futuros e opções de venda. “Você não faz o seguro do carro para ganhar ou perder dinheiro, você faz para segurar um bem. Se passar um ano com o seguro feito e você não bateu o carro e não usou o seguro, você não pode achar que perdeu o dinheiro porque fez o seguro. Com o contrato futuro é a mesma coisa. [...] E a questão das opções de venda também, que o pessoal está tentando instaurar. É outra alternativa muito boa, que é uma garantia de preço, com 5 ou 6% do valor de uma saca de soja ou milho, você compra um seguro contra a queda de preço”, analisou.

COLOCANDO EM PRÁTICA

Por fim, a produtora rural e cooperada Cristina Spekken falou sobre a quebra de paradigmas na estratégia comercial do agricultor. “As margens para o ano que vem já são mais apertadas. A gente tem que se apressar na tomada de decisão. Para frente, nós podemos usar e agregar as ferramentas de comercialização em cima do negócio que a gente já fez. Então o produtor tem que dar uma atenção para isso também, porque tira esse medo de fazer o negócio agora”, ponderou.

PROGRAMAÇÃO

A programação da Copasul no Showtec 2023 segue nesta quarta, dia 24/05, quando a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laércio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado por Leandro Barcelos. Na parte da tarde, os especialistas continuam em ação falando sobre plantas de cobertura e atendendo os cooperados da Copasul no estande da cooperativa. 

No dia seguinte, quinta-feira (25) os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté. Saiba mais acessando a nossa homepage copasul.coop.br ou pelas nossas redes sociais.