FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Showtec 2023: programação do painel comercial terá participação de Aldo Lobo, da Granopar

Showtec 2023: analista vai apresentar tendências para o mercado de grãos

17, Mai de 2023
Voltar

Analista da Granopar Aldo Lobo vai participar de debate sobre estratégia de comercialização de grãos e tendências de mercado no estande da Copasul na tarde do dia 23/05 

A programação do estande da Copasul no Showtec 2023, feira que a Fundação MS vai realizar em Maracaju-MS neste mês de maio, promete ajudar o cooperado em várias frentes. Para auxiliá-lo a melhorar o desempenho, um time de grandes especialistas em agricultura de alta performance estará à disposição nos dias 24 e 25/05, participando de discussões e trocando experiências. Além disso, os produtores também poderão participar de um debate importante sobre tendências de mercado para comercialização de grãos na tarde do dia 23/05. 

Um dos analistas que vai tratar do tema é o economista Aldo Lobo, analista de mercado de soja, milho e trigo da Granopar Corretora de Mercadorias, uma das empresas mais tradicionais do ramo de corretagem de grãos do Paraná. 

Com vasta experiência em realização de palestras e cursos sobre agronegócio para produtores, indústrias e multinacionais no Brasil e América do Sul, o analista está animado com a oportunidade de compartilhar suas experiências com os produtores em meio ao Showtec deste ano. “Eu acho que o principal ponto destes encontros como o que a Copasul está promovendo é justamente a troca de ideias, a busca por informações e algumas mudanças de postura e/ou paradigmas”, confirmou. 

Em entrevista à Copasul, Lobo antecipou por que os produtores devem estar dispostos a mudar sua postura em relação à comercialização. “Realmente a safra brasileira desta temporada 2022/23 foi um espetáculo. Com exceção do Rio Grande do Sul, onde teve quebra pela seca, todos os demais estados, salvo engano, colheram safras recordes. E o mercado é soberano, não tem jeito. Quando sobra produto, o preço cai e não há o que ser feito em relação a isso. O problema é que a safra foi custeada com preços altos e agora o produtor está vendendo a preços bem abaixo dos vistos ano passado, mas a vida é assim. Por isso, sempre ressalto a importância de se fazer contratos futuros”, aconselhou.

Em sua participação no debate durante o Showtec, Aldo espera ajudar o cooperado da Copasul a interpretar os sinais do mercado. “Acredito que a decisão do produtor não deve depender de preço. O mercado é soberano e precisamos ter a ciência de que não é porque a soja valia um determinado valor este ano que estará valendo mais ano que vem, não é assim que a coisa funciona. A questão é tentar fazer o melhor da porteira pra dentro, o que inclui pensar de uma forma diferente sobre os contratos futuros”, reforçou.

TENDÊNCIAS DE MERCADO

Conforme prevê Lobo, o produtor deve se preparar para um ciclo de “preços bem mais modestos” nas próximas safras, diferente do que ocorreu nos últimos quatro ou cinco anos. Entre os fatores que ajudam a formar este cenário está a safra americana, que sinaliza uma estabilização depois de um início instável por conta de seca e frio. “Mas agora as coisas vão se alinhando por lá. Está chovendo e as temperaturas estão subindo, o plantio está bem adiantado em relação à média e o reflexo disso já se percebe nas cotações na CBOT”, comentou o economista. 

“Em relação à próxima safra da América do Sul, o prognóstico parece favorável, principalmente porque os preços dos insumos já baixaram e poderemos ver um El Niño acontecendo a partir da metade do ano, o que geralmente favorece a safra brasileira. Ou seja, salvo algum acontecimento inesperado, como uma quebra de safra nos EUA ou algo que faça o dólar disparar por aqui, os preços praticados em 2021-2022 deixarão muitas saudades”, ponderou. 

Aldo apontou também que a intenção do debate é preparar o produtor para comportamentos de mercado e acontecimentos imprevisíveis. “A todo momento acontecem coisas inesperadas que podem mudar totalmente o rumo do mercado (variações no tamanho das safras, comportamento do consumo, economia, guerras, uma infinidade de coisas), por isso não podemos nos prender a velhos conceitos e ficar sempre esperando que algo extraordinário aconteça que nos favoreça. Precisamos fazer nossa parte, nos proteger da melhor forma possível (através de seguro agrícola e contratos futuros, que são o ‘seguro do preço’) e torcer pelo melhor”, concluiu.

Safra de grãos 2022/23: Conab estima colheita de 313,9 milhões de toneladas

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

A programação completa da Copasul no Showtec 2023 em Maracaju-MS começa com o painel sobre comercialização de grãos. No dia 23, a partir das 14h, o gerente da área comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, fará a mediação do debate com participação de Aldo Lobo e seu colega Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC que atualmente é analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex

Depois, no dia 24/05, a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laércio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado por Leandro Barcelos. Na parte da tarde, Dalla Vecchia fará uma apresentação sobre os 7 princípios da agricultura sustentável e os especialistas continuam em ação falando sobre plantas de cobertura e atendendo os cooperados da Copasul no estande da cooperativa. 

No dia seguinte, os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté.

SHOWTEC

O evento realizado anualmente pela Fundação MS é reconhecido como o maior do agro de Mato Grosso do Sul, sendo realizado em uma área de 120.000 m². No ano passado, o Showtec recebeu 20 mil pessoas, que visitaram os estandes de 150 expositores e geraram mais de R$ 400 milhões em negócios.