FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

7º levantamento da safra 2022/23

Produtividade de grãos em MS deve ser 12,7% maior na safra 2022/23

13, Abr de 2023
Voltar

7º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23 destaca crescimento da cultura do sorgo, relembra os desafios do encerramento da colheita da soja e traz alertas para o milho 2ª safra em MS

A Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - divulgou nesta quinta, dia 13, o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023. O relatório reúne estimativas de área plantada das principais culturas de grãos do Brasil, além de produção e produtividade. Entre os estados do Centro-Oeste, MS destaca-se desta vez pelo aumento da produtividade, crescendo 12,7% sobre o ciclo anterior. Em comparação, o estado de Goiás deve contar com um incremento de 9,6% em sua produtividade de grãos, contra 7% do Distrito Federal e 1,2% de Mato Grosso.

Conforme o boletim divulgado, a companhia espera uma colheita total de 312,5 milhões de toneladas - 40,1 milhões a mais do que a safra anterior, o que representa um aumento de 15% da produção brasileira de grãos. Já a área plantada será 3,3% maior, avançando sobre 2,5 milhões de hectares e alcançando um total de 77 milhões de hectares. O valor total supera em 2,6 milhões de toneladas a estimativa anterior de 309,9 milhões de toneladas, prevista no 6º levantamento.

O bom desempenho é explicado não só pelo aumento de área, como também pela melhoria da produtividade de culturas como soja, milho, algodão, girassol, mamona e sorgo. No entanto, o resultado consolidado ainda depende do comportamento climático, fator preponderante para o desenvolvimento das culturas de 2ª e 3ª safras”, disse a Conab em comunicado oficial. 

MATO GROSSO DO SUL

Entre os estados do Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul destaca-se pelo aumento de 12,7% na produtividade, colhendo 69,7 sacas por hectare contra 61,75 no ciclo anterior. A área plantada no estado deverá crescer 4,6%, saindo dos 5,94 milhões de hectares em 2021/22 para 6,21 milhões de hectares em 2022/23. Por fim, a produção de grãos deve ser quase 18% maior, passando de 22 para 25,9 milhões de toneladas. 

ENCERRAMENTO DA COLHEITA DA SOJA

De acordo com os especialistas da Conab, considerando-se desafios do final da colheita em MS, a qualidade dos grãos foi pouco afetada com a presença de grãos ardidos. “Apesar dos contratempos, a colheita deverá ser concluída até meados de abril, com uma produtividade acima da estimada inicialmente, com possibilidade de a produção estadual atingir as 14 milhões toneladas”, estima o documento. 

MILHO 2ª SAFRA EM MS

O 7º levantamento da safra de grãos traz informações específicas sobre o milho segunda safra em Mato Grosso do Sul. Conforme consta no relatório, o clima gerou desistências de semeadura e alguns talhões receberam o plantio fora do zoneamento climático. “Aproximadamente 10% da área estadual será semeada em abril, aumentando significativamente os riscos produtivos desta safra”, pondera a Conab.

Além disso, houve baixo enraizamento das plantas em áreas afetadas por encharcamento, e a permanência de tempo encoberto atrasou o desenvolvimento das primeiras lavouras implantadas, encerrando março com percentual insignificante de florescimento”, continua o boletim.  

Com relação aos desafios sanitários, a Conab aponta alta incidência de percevejo-barriga-verde. Contudo, a ocorrência de cigarrinha-do-milho é baixa por conta do bom controle por parte dos produtores. “Outros tratos culturais em execução são o controle de plantas daninhas nos talhões mais jovens, e na medida que as plantas se aproximam do florescimento é feita a pulverização de fungicidas protetores”, conclui o levantamento. 

Depois do bom desempenho da safra 2021/22, estimativa da produção da segunda safra de milho em MS sofreu redução de 9,7%, caindo de 12,25 milhões de toneladas para 11,06 milhões de toneladas. A produtividade também deverá ser 10,7% menor, passando de 94,48 sacas em 2021/22 para 84,36 sacas neste ciclo. A área planta mantém certa estabilidade, avançando 1,1% e mantendo-se em 2,1 milhões de hectares.

SORGO 

Em seu comunicado oficial, a Conab destacou o crescimento da cultura do sorgo, impulsionado pela perda da janela de plantio ideal para o milho. Além disso, a companhia cita o sorgo como mais resistente à estiagem. Assim, a produção brasileira deve passar as 3,7 milhões de toneladas nesta safra. 

O levantamento informa que em MS a semeadura do sorgo deverá ser concluída nesta segunda quinzena de abril. Assim como para o milho 2ª safra, a companhia alerta para os ataques de percevejo-barriga-verde, além de alguma necessidade de controle de lagartas do gênero Spodoptera spp

Em síntese, a área plantada em MS deve crescer expressivamente, passando de 87,8 para 131,3 mil hectares, um aumento de 49,5%. A produtividade também vai evoluir, saindo da casa das 62 para 64,6 sacas por hectare (+ 4,2%). A produção total da safra 2022/23 de Mato Grosso do Sul chegará aos 508,9 mil toneladas, um avanço de 55,8%  sobre a safra anterior, que totalizou 326,6 mil toneladas.

+ Clique para acessar o 7º Levantamento da Safra 2022/23