FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

opcoes_cultivo_areas_irrigadas_willian_matte_copasul_showtec

No Showtec, agrônomo apresenta culturas alternativas para sistemas irrigados

25, Mai de 2023
Voltar

A grade de palestras do estande da Copasul no Showtec de 2023 foi encerrada na manhã desta quinta, 25, com a apresentação “Opções de cultivo para áreas irrigadas”, feita pelo engenheiro agrônomo e produtor rural Willian Matté, sócio-proprietário do Grupo MEC no PAD-DF.

Em sua palestra, Matté apresentou alternativas de sistemas que integram culturas comerciais e/ou de serviço para melhorar o perfil de solo e dar sustentabilidade para a atividade. Nas propriedades em que atua, Matté alterna o cultivo de lavouras como arroz, feijão, hortaliças e demais plantas de serviço, além de promover integração lavoura-pecuária. 

“A principal mensagem que eu gostaria de deixar é que a diversidade no sistema é fundamental. A gente vive um momento de mercado um pouco baixista e vê que a agricultura precisa de práticas conservacionistas. Como resumo do que foi falado ontem e hoje, nós precisamos fazer uma base muito bem feita, ter diversificação e ter sustentabilidade do nosso sistema e nos nossos solos”, refletiu Matté. 

Mais do que ajudar o produtor, Matté revelou que leva na bagagem uma semente que pode germinar e gerar frutos para o seu próprio sistema produtivo no Distrito Federal. 

“A gente sempre volta com uma sementinha diferente plantada. Eu acho que a gente tem que evoluir muito em sistema de integração entre as plantas. A partir da conversa ontem com o Leandro (Barcelos), eu também acho que os ajustes de sistemas de correção de solo e de fertilizantes são importantíssimos. E eu acho que a gente consegue entender que a agricultura já pode ser feita de uma forma mais sustentável. O Laércio mostrou isso ontem com o sistema de vida presente nos solos dele, reduzindo o uso de moléculas químicas. Talvez esse seja o grande passo a ser dado dentro dos meus negócios”, projetou. 

“Quero agradecer a Copasul pela iniciativa, foi realmente fantástico. Foram dois dias de feira que a gente participou junto. É impressionante o engajamento do público da Copasul, o carisma que a equipe da Copasul tem com o público é fantástico”, enalteceu Matté. 

APRENDIZ DE AGRICULTOR

O produtor rural Luís Fernandes, que usa a irrigação como ferramenta de produção na Fazenda Gramado, em Rio Brilhante, comentou que há uma nova forma de conduzir a agricultura. “Através de plantas que prestam serviços e reciclam nutrientes. É uma visão nova diversificar as culturas”, detalhou.

Fernandes explicou como a irrigação pode viabilizar a implantação de algumas dicas repassadas na palestra. “Nós somos irrigantes novos e nós percebemos que há uma dinâmica muito grande com a irrigação. A irrigação vai contribuir na estabilidade e na diversificação. Eu posso trabalhar com várias culturas e isso vai enriquecer a nossa produção, enriquecer o sistema e vai dar sustentabilidade para o nosso negócio”, opinou.

Mas para que todo o aprendizado da palestra chegue até a ponta na fazenda, é preciso motivação, ponderou o produtor rural. “Eu soube que no refeitório da fazenda de um dos palestrantes do estande da Copasul tem uma frase: 'Nunca erre o erro de ontem. Faça um novo erro'. Então, via aprendizado constante, devemos buscar fazer as coisas muito bem feitas, com amor e visando essa sustentabilidade. É um desafio enorme. A gente está como aprendiz de agricultura”, comparou.

“Eu adorei ter vindo aqui. A palavra que ficou para mim é da humildade de ter que buscar novas informações e fazer de maneira diferente dentro do nosso processo para buscar evoluir dentro da agricultura atual e buscar diversificação de cultura”, concluiu.