FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Produtores rurais, técnicos e estudantes estiveram reunidos nesta quinta-feira, 09, na sede da Copasul, em Naviraí, para participar da última etapa do 4º Circuito Aprosoja. O evento trouxe palestras e o debate sobre temas como custos de produção e mercado de grãos, essenciais para o dia a dia do produtor. Entre os participantes, estavam o Presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, o Presidente do Sindicado Rural de Naviraí, Yoshihiro Hakamada, do Sindicato Rural de Deodápolis, Paulo Cardim e ainda o Presidente da Copasul, Gervásio Kamitani.
A primeira palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciência Econômica e Técnico especialista Superior do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da ESALQ-USP, Mauro Osaki, que trouxe o tema, "Gestão de Custos de Produção". O especialista destacou a importância do agricultor estar mais atento aos valores de produção e na rentabilidade do negócio, focar não só nos riscos visíveis, mas no que ficam invisíveis em uma análise superficial.
Finalizando a rodada de palestras, o Engenheiro Agrônomo, Especialista em Commodities Agrícolas, Fernando Muraro Junior debateu o tema “Mercado de Grãos e Milho na safra 2017/2018”, que destacou a importância do produtor buscar informações confiáveis que possam auxiliá-lo a planejar a safra alertando sobre as “Fake news” que diariamente são enviadas pelos grupos de redes sociais e que ao invés de auxiliar o produtor, podem atrapalhá-lo.
Para os produtores presentes, os temas levantados auxiliam na reflexão sobre todo o planejamento da safra. “São itens que sabemos internamente, mas no dia a dia não colocamos em prática, precisamos ouvir esses debates. A nossa visão do negócio às vezes é superficial, é importante refletirmos sobre isso”, disse Edson Suingu
“A busca de informações tem que ser constante, e temos que focar em fontes confiáveis de informações, como as trazidas hoje pelo Circuito Aprosoja. O produtor rural tem visto suas margens caírem e um dos assuntos levantados hoje, que é a gestão de custos na propriedade, precisa ser repensado, além das margens, estamos vendo os riscos de mercado aumentarem e esse é um tema que o produtor deve ter em mente”, disse o produtor rural Julio Marcio Ferreira Jacintho.
Circuito Aprosoja
O evento, que é uma iniciativa da Aprosoja/MS, ajuda no planejamento da próxima safra por meio da disseminação do conhecimento, e conta com o patrocínio do Governo do Estado, SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), além de contar com o apoio do Sindicato Rural do município, da FAMASUL (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) e do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS).