FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Tanaka começou sua trajetória como cotonicultor na década de 1960 no Grupo Kamitani, juntamente com Sakae Kamitani, e foi um dos pioneiros da Copasul, permanecendo como associado até 1998
Faleceu em Naviraí nesta terça-feira, dia 31, aos 94 anos, Hiromassa Tanaka, fundador número 25 entre os 27 pioneiros que fundaram a Copasul em 16 de dezembro de 1978.
Tanaka nasceu em 1929 em Kumamoto-ken, na província de Kumamoto, no Japão, e naturalizou-se brasileiro na década de 60. Em terras tropicais, ele tornou-se produtor de algodão, conforme recordou Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul.
“O seo Hiromassa Tanaka, juntamente com seus irmãos, plantava algodão com o seo Sakae Kamitani. Eles constituíam, com outros produtores, o Grupo Kamitani. Pouco a pouco, cada um foi conquistando o seu espaço e plantando individualmente”, detalhou Gervasio.
Posteriormente, então, Tanaka passou a cultivar algodão na Fazenda Santa Ada, em Jateí, no sul de Mato Grosso do Sul, tendo permanecido cooperado desde a fundação da Copasul, em dezembro de 1978, até setembro de 1998.
SENSEI TANAKA
Mais do que produtor de algodão, Hiromassa Tanaka possuía outras habilidades, com as quais também contribuiu para o desenvolvimento de Naviraí, onde morou até o seu falecimento. No beisebol, além de ser um dos principais atletas da cidade e do estado, o fundador da cooperativa foi sensei da equipe jovem de beisebol de Naviraí.
“Ele foi um dos fundadores da cooperativa na época dos 27. Além disso, ele era um beisebolista e ajudou a colônia nipônica com seus ensinamentos no beisebol para a rapaziada mais nova. E nos tempos em que era mais jovem, ele jogava pela equipe de Naviraí também, juntamente com seus irmãos”, completou Gervasio.
O mais velho entre os irmãos Tanaka, Hiromassa era casado com Tiyoka Tanaka e deixa três filhos, Carlos, Emília e Eunice. Seu corpo será velado na Pax Primavera, em Naviraí, a partir das 17h, com o horário de sepultamento a ser confirmado.