FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

hiromassa tanaka

Morre aos 94 anos Hiromassa Tanaka, fundador nº 25 da Copasul

31, Jan de 2023
Voltar

Tanaka começou sua trajetória como cotonicultor na década de 1960 no Grupo Kamitani, juntamente com Sakae Kamitani, e foi um dos pioneiros da Copasul, permanecendo como associado até 1998

Faleceu em Naviraí nesta terça-feira, dia 31, aos 94 anos, Hiromassa Tanaka, fundador número 25 entre os 27 pioneiros que fundaram a Copasul em 16 de dezembro de 1978.

Tanaka nasceu em 1929 em Kumamoto-ken, na província de Kumamoto, no Japão, e naturalizou-se brasileiro na década de 60. Em terras tropicais, ele tornou-se produtor de algodão, conforme recordou Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul. 

“O seo Hiromassa Tanaka, juntamente com seus irmãos, plantava algodão com o seo Sakae Kamitani. Eles constituíam, com outros produtores, o Grupo Kamitani. Pouco a pouco, cada um foi conquistando o seu espaço e plantando individualmente”, detalhou Gervasio.

Posteriormente, então, Tanaka passou a cultivar algodão na Fazenda Santa Ada, em Jateí, no sul de Mato Grosso do Sul, tendo permanecido cooperado desde a fundação da Copasul, em dezembro de 1978, até setembro de 1998. 

SENSEI TANAKA

Mais do que produtor de algodão, Hiromassa Tanaka possuía outras habilidades, com as quais também contribuiu para o desenvolvimento de Naviraí, onde morou até o seu falecimento. No beisebol, além de ser um dos principais atletas da cidade e do estado, o fundador da cooperativa foi sensei da equipe jovem de beisebol de Naviraí.  

“Ele foi um dos fundadores da cooperativa na época dos 27. Além disso, ele era um beisebolista e ajudou a colônia nipônica com seus ensinamentos no beisebol para a rapaziada mais nova. E nos tempos em que era mais jovem, ele jogava pela equipe de Naviraí também, juntamente com seus irmãos”, completou Gervasio.

O mais velho entre os irmãos Tanaka, Hiromassa era casado com Tiyoka Tanaka e deixa três filhos, Carlos, Emília e Eunice. Seu corpo será velado na Pax Primavera, em Naviraí, a partir das 17h, com o horário de sepultamento a ser confirmado.