FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Dia de Campo da Mandioca terá palestra sobre alternativas para controle de plantas daninhas

Manejo de plantas daninhas será um dos temas do Dia de Campo da Mandioca 2023

23, Jun de 2023
Voltar

Professor Neumárcio Vilanova da Costa (Unioeste) vai falar sobre alternativas para controle de plantas daninhas no 4º Dia de Campo da Mandioca e apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas junto à Copasul

No próximo dia 12 de julho, a Copasul promoverá o aguardado 4º Dia de Campo da Mandioca, na Fazenda Alto da Mata, em Naviraí-MS. O evento contará com seis palestra ao todo, entre elas a apresentação de Neumárcio Vilanova da Costa, doutor em agronomia e professor da Unioeste, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O Dr. Neumárcio será o palestrante responsável pela abordagem do tema "Alternativas de manejo de plantas daninhas na cultura da mandioca".

Em uma entrevista à Copasul, o Dr. Neumárcio compartilhou alguns pontos essenciais sobre a interferência das plantas daninhas para a produtividade da mandioca no Brasil. Ele ressaltou que essas plantas são competidoras muito fortes, capazes de superar a mandioca na absorção de nutrientes e água disponíveis no solo. O rápido crescimento das plantas daninhas acaba ocupando todo o espaço e suprimindo o desenvolvimento da cultura, impedindo a captação de luz necessária para a fotossíntese. Além disso, essas plantas também podem servir de hospedeiras para pragas e doenças que afetam a mandioca, contribuindo para a redução da produção de raízes. Portanto, o controle adequado das plantas daninhas é essencial para evitar perdas significativas na produtividade da cultura.

Quando questionado sobre os principais pontos de melhoria em relação a esse assunto, o Dr. Neumárcio mencionou que as práticas de manejo conservacionistas, como o plantio direto, têm se mostrado eficazes na redução da emergência das sementes de plantas daninhas do solo. Nesse sentido, a cobertura de palha é uma estratégia promissora para controlar. Ele ressaltou que a possibilidade de utilizar o plantio direto no cultivo da mandioca representa um avanço significativo no manejo dessas plantas indesejadas e na redução do uso de herbicidas, contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

TÓPICOS DA PALESTRA

Durante sua palestra no 4º Dia de Campo da Mandioca, o Neumárcio abordará diversos tópicos relacionados à ecologia e biologia das plantas daninhas. Ele destacará as interferências negativas causadas por essas plantas na lavoura, além de definir o melhor momento para realizar o controle. Também serão apresentados os principais métodos de controle disponíveis e serão compartilhados alguns resultados de pesquisa realizados em parceria com a Copasul. A troca de conhecimento é de suma importância para que os produtores rurais cooperados possam estar atualizados sobre as melhores práticas e tecnologias disponíveis no manejo das plantas daninhas na cultura da mandioca.

ENCONTRO COM O COOPERADO

O Dr. Neumárcio enfatizou a importância do Dia de Campo da Mandioca promovido pela Copasul como uma oportunidade valiosa para compartilhar informações e discutir os principais desafios enfrentados pela mandiocultura dentro do tema controle de plantas daninhas.

“O Dia de Campo da Mandioca realizado pela Copasul representa uma excelente oportunidade de compartilhar informações obtidas na pesquisa e de definir junto com os produtores e os técnicos quais são os principais gargalos do setor produtivo que realmente são prioridade”, comentou.

“Isso é extremamente importante para elevar o potencial produtivo da cultura e a Copasul vem contribuindo fortemente no fomento de pesquisas na região”, enalteceu.

SOBRE O EVENTO

O Dia de Campo da Mandioca, que completará em julho a sua 4ª edição, tem o objetivo de reunir os mandiocultores para disseminar novas práticas agrícolas e tecnologias que fomentem a produtividade da lavoura. O evento é realizado no início da safra de mandioca de modo a possibilitar que os agricultores coloquem em prática todo o aprendizado adquirido no encontro em suas lavouras já na safra que está prestas a começar. 

Na última edição, em 2022, o dia de campo contou com 600 participantes na Fazenda Santa Rosa, propriedade de Gervasio Kamitani em Naviraí, reunindo produtores de Mato Grosso do Sul, além de caravanas de agricultores de estados vizinhos e do Paraguai. 

O Dia de Campo da Mandioca Copasul 2023 tem o Patrocínio Diamante da Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf e Corteva; Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox; e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.

+ Dia de Campo da Mandioca: programação completa e inscrições