FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
A Copasul realizou na última quinta-feira, dia 15, a 6º edição da Jornada Técnica da Soja. Foram percorridos cerca de 200 km, passando por mais de 30 propriedades da região, em 12 horas de viagem com o objetivo de trocar experiências práticas, difundir novas tecnologias e inovação. Participaram do evento aproximadamente 120 pessoas, entre produtores e seus familiares, colaboradores de associados e técnicos.
Pela manhã, os produtores puderam participar da palestra com o professor da Esalq/USP Godofredo Cesar Vitti, uma das maiores autoridades em fertilidade de soja no país. A palestra tratou sobre “Nutrição e adubação da soja”. Na sequência, os participantes visitaram os campos demonstrativos da Embrapa e da Fundação MS. No local, as apresentações foram conduzidas pelo pesquisador Carlos Pitol, que mostrou experimentos com variedades de soja; Sistema de rotação de culturas, com o pesquisador Rogerio Germani, da Embrapa e experimentos com foco em fertilidade de solo, conduzidos pelo pesquisador Douglas de Castilho Gitti, da Fundação MS. Para Gitti, eventos como a Jornada são de extrema importância para difundir o conhecimento técnico entre os produtores. “Essa é uma maneira de aproximar a pesquisa dos produtores. Só conseguimos converter a resposta dos experimentos para os agricultores através dos dias de campo e das apresentações de resultados”, comentou.
A cada propriedade, agrônomo e proprietário compartilhavam pelo rádio comunicador informações das tecnologias adotadas na área. No percurso do período da tarde foram realizadas mais três pequenas apresentações com tecnologias de produção de soja dos cooperados assistidos pelo departamento técnico da Cooperativa. “Achei o evento muito interessante. As palestras foram muito produtivas e o sistema de rádio facilita essa troca de informação. É importante para o produtor ver os experimentos da Fundação MS, Embrapa e demais instituições, é algo que permite essa integração entre cooperados e fundações. De forma geral, o evento permite captar o sentimento e perspectivas dos produtores nesta fase de pré-colheita, o que é muito importante. Parabenizo a Cooperativa e todo o corpo técnico por difundir essas informações”, comentou Edwar Sugahara, diretor comercial da Jotabasso Sementes, umas das maiores produtoras de sementes do Estado, que participou pela primeira vez do evento.
A Jornada também atraiu cooperados de outras cidades da região, como é o caso de Robson Carlos Maran, que é morador do município de Angélica. “Realmente valeu muito a pena ter participado. O evento oferece aquilo que o produtor gosta, que é poder ver a lavoura e também ter acesso às informações técnicas. A Jornada também permite uma maior união entre nós, produtores”.
A oportunidade de trocar experiências foi destacada pelos participantes do evento. “A Jornada nos permite trocar nossas experiências e buscar ideias novas. Essas palestras e experimentos também nos ajudam muito a conhecer novas tecnologias que poderão ser aplicadas em nossas propriedades”, comentou Benedito Oliveira dos Santos, que participa desde as primeiras edições.
Uma das áreas visitas foi da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, gerenciada por Fábio Barbosa Alcântara. “Nossa propriedade só atuava com pecuária, porém, aos poucos começamos a nos envolver com a agricultura e acabamos fazendo essa migração, que se apresentou como algo mais rentável. Acredito que a Jornada nos traz conhecimento válido em todos os quesitos. Achei excelente, aprendi muita coisa. É uma oportunidade de estar dentro da plantação, de aprender realmente na prática. E ressalto a qualidade da assistência técnica da Copasul, que temos diariamente.”
O evento também atraiu a participação feminina, como da produtora Rosana Olivo Pontin “É a segunda vez que participo e acho algo muito proveitoso. É uma oportunidade de apreender como se desenvolve todo esse processo de produção de novas tecnologias que serão aplicadas na lavoura. É uma forma de saber mais sobre o universo da agricultura”, disse ela.
Para o produtor Nelson Antonini, que está presente desde a primeira edição, além do conhecimento técnico, o evento também contribui para a união dos cooperados. “Foi muito bom, com um roteiro muito proveitoso, incluindo paradas estratégicas e passagem por regiões novas, que ainda não conhecíamos. Encontros como esse unem o grupo, aqui já temos um grupo com essa característica, e é um grupo unido que faz a diferença”. No final, foi realizado um jantar de confraternização.
Confira as fotos do evento clicando aqui: http://copasul.coop.br/galerias-fotos/6a-jornada-tecnica-da-soja/15