FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Confira a previsão o Inmet para o clima ao longo do inverno de 2023

Inverno 2023: previsão de temperaturas altas e chuvas abaixo da média

20, Jun de 2023
Voltar

Inverno no Hemisfério Sul: Previsão indica chuvas abaixo da média e temperaturas acima do normal para a região Centro-Oeste, aumentando o risco de queimadas. El Niño pode persistir e se intensificar durante a estação

O inverno começa oficialmente às 11h58 desta quarta-feira, 21 de junho, em todo o Hemisfério Sul, e termina no dia 23 de setembro. Em média, durante a estação há menos chuvas na região do Centro-Oeste, juntamente com o Sudeste e parte do Norte e Nordeste do Brasil.

Na última segunda, dia 19, o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - divulgou previsão para todo o País ao longo dos próximos meses. Para o Centro-Oeste, o instituto lembra que o período seco geralmente começa em maio e junho. No entanto, nas últimas semanas, algumas áreas, especialmente em Mato Grosso do Sul, receberam chuvas acima da média. Daqui para frente, entretanto, a previsão para o inverno é de chuvas abaixo da média histórica em toda a região, o que pode levar a uma diminuição da umidade do ar nos próximos meses, com valores diários podendo ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. 

Por outro lado, espera-se que as temperaturas fiquem acima da média devido à presença de massas de ar seco e quente, aumentando o risco de queimadas e incêndios florestais, um alerta para os produtores rurais.

A previsão do Inmet para o inverno de 2023 também contempla as condições oceânicas. De acordo com o relatório, a região do Oceano Pacífico Equatorial passou por um longo período de influência do La Niña, caracterizado por temperaturas superficiais do mar abaixo do normal. Porém, em abril e maio, as águas do Pacífico Equatorial começaram a se aquecer rapidamente, indicando o início do El Niño. A partir disso, diversos modelos preveem que o El Niño persistirá nos próximos meses, com uma probabilidade alta de continuação durante o inverno e possibilidade de se estender até a primavera de 2023. O fenômeno pode variar em intensidade, sendo de moderada a forte, de acordo com o modelo do APEC Climate Center (APCC).

+ Veja a previsão completa do Inmet para o inverno 2023 no Brasil