FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Trincheira do Giro do Milho 2023 na Fazenda São Francisco, do Grupo Antonini, será escavada entre talhões de plantas de cobertura e milho / Divulgação

Giro do Milho Copasul 2023 vai apresentar sistemas alternativos para a safrinha

07, Jun de 2023
Voltar

Participantes do evento do dia 21/06 passarão por estações em três propriedades na região de Naviraí, com palestras sobre manejo de consórcios com milho, mix de plantas de cobertura (em trincheira) e sorgo

A Copasul realizará dia 21 de junho a 11ª edição do Giro do Milho, um dos grandes eventos do calendário anual da cooperativa. Os temas em destaque em 2023 serão manejo de consórcios com milho safrinha, mix de plantas de cobertura e sorgo, que serão abordados em estações distribuídas entre as fazendas Santa Marta (Agropecuária Naviraí) e São Francisco e Entre Rios (Grupo Antonini). 

Neste ano, os participantes irão percorrer um trajeto de cerca de 80 km entre o ponto de partida na Arec, a Associação Recreativa e Esportiva Copasul, as três estações com palestras mais o retorno a Naviraí. Em uma das tendas haverá uma trincheira escavada na divisa entre um talhão com mix de plantas de coberturas e outro com milho safrinha para verificar, na prática, os benefícios da rotação de culturas com as plantas de serviço.  

O objetivo do evento é apresentar sistemas alternativos para o produtor melhorar a distribuição dos recursos na safrinha, utilizando, por exemplo, sorgo ou plantas de cobertura para aprimorar a qualidade do solo para as culturas subsequentes. Ao mesmo tempo, ele pode intensificar os cuidados com o milho nos talhões que apresentarem condições mais adequadas para o cultivo do cereal. 

“O produtor pode investir mais em milho se diminuir um pouco a área. Às vezes, produzindo mais com esse milho em que ele investiu, ele acaba produzindo mais do que com uma área maior, mas que recebeu menos recursos. Ele pode plantar sorgo nesse período, ou girassol. Nós temos que buscar essa opção para o produtor. Além disso, tem as plantas de cobertura”, ilustrou o engenheiro agrônomo Anderson Guido, gerente técnico do departamento agronômico da Copasul. 

PROGRAMAÇÃO 

Após o café da manhã, que está marcado para as 6h30 na Arec, os participantes do Giro do Milho se dividirão em dois grupos, partindo com seus veículos. Um dos grupos seguirá para a estação de manejo de consórcios, com palestra de Túlio Porto Gonçalo, na Fazenda Santa Marta, enquanto o outro grupo será direcionado para as estações nas fazendas São Francisco e Entre Rios, com palestras de Ademir Calegari sobre plantas de cobertura, em trincheira, e sorgo, com André Lourenção, respectivamente. 

Depois das palestras do período da manhã, haverá um ponto de encontro entre os dois grupos no almoço, que será servido no barracão da Fazenda Marialva, do Grupo Antonini. No período da tarde, os grupos invertem o percurso. 

+ Faça aqui a sua inscrição gratuita para o Giro do Milho Copasul 2023

Confira a seguir a grade de programação do Giro do Milho Copasul 2023:

6h30 - Credenciamento e café da manhã na Arec em Naviraí-MS;

MANHÃ

- GRUPO 1

- Fazenda Santa Marta / Apresentação de cultivares de milho;

- Fazenda Santa Marta (Agropecuária Naviraí). Palestra “Manejo de consórcios com o milho safrinha”, por Túlio Porto Gonçalo, engenheiro agrônomo mestre em produção vegetal, produtor rural na T&T Agro, além de diretor, pesquisador e consultor na Grower Conhecimento Agronômico;

GRUPO 2

- Fazenda São Francisco (Grupo Antonini). Palestra “Manejo regenerativo do solo através do uso adequado de rotação de culturas”, por Ademir Calegari, mestre e doutor em agronomia e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); 

- Fazenda Entre Rios (Grupo Antonini). Palestra "Oportunidades e desafios para expansão da cultura do sorgo em Mato Grosso do Sul", por André Lourenção, mestre e doutor em agronomia e pesquisador da Fundação MS na área de fitotecnia de milho e sorgo.

Almoço (Fazenda Marialva - Grupo Antonini)

TARDE

GRUPO 1

- Fazenda São Francisco (Grupo Antonini). Palestra “Manejo regenerativo do solo através do uso adequado de rotação de culturas”, por Ademir Calegari, mestre e doutor em agronomia e pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar); 

- Fazenda Entre Rios (Grupo Antonini).  Palestra "Oportunidades e desafios para expansão da cultura do sorgo em Mato Grosso do Sul", por André Lourenção, mestre e doutor em agronomia e pesquisador da Fundação MS na área de fitotecnia de milho e sorgo.

GRUPO 2 

- Fazenda Santa Marta / Apresentação de cultivares de milho;

- Fazenda Santa Marta (Agropecuária Naviraí). Palestra “Manejo de consórcios com o milho safrinha”, por Túlio Porto Gonçalo, engenheiro agrônomo mestre em produção vegetal, produtor rural na T&T Agro, além de diretor, pesquisador e consultor na Grower Conhecimento Agronômico;

 17h30 - Encerramento / Atração musical com o cantor Índio

+ Giro do Milho Copasul 2023: Inscrições 

SOBRE O EVENTO

Em 2023, a cooperativa vai realizar o 11º Giro do Milho. Desde a sua primeira edição, em 2011, o evento tem como proposta oferecer uma oportunidade de troca de conhecimentos e experiências entre cooperados, além de trazer as descobertas mais recentes da ciência agronômica para que possam ser aplicadas na safrinha. 

As palestras e a apresentação de cultivares são dispostas em locais diferentes e os participantes se deslocam entre as estações, observando, no trajeto, exemplos de boas práticas agrícolas das propriedades anfitriãs. 

O Giro do Milho Copasul 2023 tem o Patrocínio Diamante da Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf e Corteva; Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox; e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.

Em 2022, cerca de 400 pessoas em 160 veículos participaram do evento, percorrendo um trajeto de 140 km. 

+ Relembre aqui como foi o Giro do Milho Copasul 2022