FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

showtec_2023_mauricio_de_bortoli_estande_copasul

Especialista vai compartilhar segredos da “lavoura campeã” no Showtec 2023

22, Mai de 2023
Voltar

Como construir uma lavoura campeã de produtividade? A resposta para a pergunta ficará a cargo de um dos profissionais do agro mais gabaritados em termos de agricultura de alta performance - o engenheiro agrônomo, consultor e produtor rural Maurício de Bortoli, bicampeão do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, promovido pelo CESB, o Comitê Estratégico Soja Brasil. Bortoli estará presente no estande da Copasul no Showtec 2023, evento realizado pela Fundação MS em Maracaju e que neste ano ocorrerá entre 23 e 25 de maio, atendendo produtores rurais cooperados para compartilhar seus conhecimentos e experiências. 

A Copasul levará até o Showtec uma programação especial para o seu estande. No espaço da cooperativa, Bortoli se juntará a um grande elenco de especialistas em alta produtividade de grãos para falar sobre agricultura moderna. Além dele, estão escalados o agrônomo e produtor rural expoente do PAD-DF, Willian Matté; o engenheiro agrônomo e consultor Leandro Barcelos; e o agricultor Laercio Dalla Vecchia, também campeão do CESB. Eles estarão à disposição dos cooperados especialmente entre 24 e 25 de maio. 

A reunião dos grandes nomes da agricultura brasileira no Showtec oferece uma oportunidade única para o cooperado da Copasul abastecer seu estoque com aquele que Bortoli considera o principal insumo para uma lavoura. “Hoje o maior insumo que um produtor pode utilizar em sua lavoura é o conhecimento. E a produtividade é proporcional à quantidade de conhecimento aplicado por hectare. Ou seja, quanto mais conhecimento, quanto mais o produtor dominar técnicas, quanto mais utilizá-las em sua lavoura, mais ele vai produzir. Eu sempre falo que o produtor não pode se acomodar, ele não pode parar no tempo. O conhecimento se renova a cada safra”, refletiu o agrônomo. 

CONSTRUINDO O FUTURO

Contudo, a aplicação do conhecimento funciona como qualquer outro insumo para uma lavoura: seus efeitos só aparecem com o tempo e são cumulativos. “As lavouras campeãs, ou seja, as lavouras que têm os melhores resultados, não são construídas em uma safra. Não são tecnologias que são adotadas da noite para o dia, mas sim processos cumulativos. O produtor tem que entender que a cada ano ele faz uma melhoria, promove um ajuste, e esses ajustes vão se acumulando ao longo dos anos e aí, sim, tornando aquela lavoura potencialmente mais produtiva e equilibrada”, explicou o consultor.

Do ponto de vista prático, Bortoli listou algumas das decisões que o produtor pode tomar hoje que vai melhorar seu desempenho dentro das próximas safras. “Um dos principais manejos que a gente pode fazer para conseguir estruturar e potencializar uma lavoura para chegar em altas produtividades é a rotação de culturas, na utilização das plantas de cobertura e no acúmulo de matéria orgânica. Porque na matéria orgânica do solo a gente consegue estruturar, fixar nitrogênio, microrganismos e biológicos e também uma melhor fertilidade do solo. Quer dizer, é na matéria orgânica do solo que a gente consegue tornar esse ambiente mais resiliente para ele suportar déficit hídrico e condições adversas. Solos estruturados com matéria orgânica elevada e uma fertilidade equilibrada constroem, sim, lavouras campeãs”, relacionou. 

Bortoli defende que para aproveitar melhor o conhecimento em sua lavoura, o produtor deve conhecer o seu ambiente de produção e ele mesmo se tornar uma espécie de “pesquisador”. Em outras palavras, colher mais do que somente os grãos, mas também informações.

São dados gerando decisões e decisões gerando resultados. A agricultura hoje não permite mais erros, não permite mais o empirismo. Eu não posso usar a expressão ‘eu acho’. Nós temos que dizer ‘eu tenho certeza’ ou ‘eu afirmo’. Dessa forma, a gente deve colher esses dados no ambiente de produção para que a gente possa escolher as melhores tecnologias, adotá-las nas lavouras e aumentar a nossa produtividade”, aconselhou. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

programação completa da Copasul na Showtec 2023 em Maracaju-MS começa com um painel sobre comercialização de grãos. No dia 23, a partir das 14h, o gerente da área comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei, fará a mediação de um debate com participação de Aldo Lobo, economista pela PUC-PR que atua desde 2006 como analista de mercado da Granopar Corretora de Mercadorias, e Jonas Pizzatto, engenheiro agrônomo pela UFSC que atualmente é analista de mercado e consultor em gerenciamento de risco da Stonex. 

Depois, no dia 24/05, a Tropa de Elite da Produtividade entra em campo às 9h com um debate entre Laercio Dalla Vecchia, Maurício de Bortoli e Willian Matté, que será mediado por Leandro Barcelos. Na parte da tarde, os especialistas continuam em ação falando sobre plantas de cobertura e atendendo os cooperados da Copasul no estande da cooperativa. 

No dia seguinte, os consultores seguem à disposição dos produtores no espaço da Copasul e tem ainda apresentação sobre opções de cultivo para áreas irrigadas, com Willian Matté.

SHOWTEC

A feira tecnológica realizada anualmente pela Fundação MS é reconhecida como o maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, sendo realizada em uma área de 120.000 m². No ano passado, a feira recebeu 20 mil pessoas, que visitaram os estandes de 150 expositores e geraram mais de R$ 400 milhões em negócios.

Pelo links a seguir, leia as entrevistas com os palestrantes do estande da Copasul no Showtec 2023:

+ Aldo Lobo: analista vai apresentar tendências para o mercado de grãos

Laércio Dalla Vecchia: campeão do CESB apresentará os 7 princípios da agricultura sustentável

+ Leandro Barcelos: especialista vai levar "a raiz da solução" ao estande da Copasul

+ Willian Matté:  agrônomo vai apresentar opções de cultivo para áreas irrigadas