FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
No dia 29 de janeiro, os colaboradores do Silos Aeroporto participaram da apresentação de resultados da primeira etapa do Programa 5S, que foi desenvolvido desde o mês de setembro de 2014 na Unidade. Na oportunidade, a equipe responsável pela implantação do Programa, demonstrou as mudanças proporcionadas pelo projeto no local.
O 5S é a continuidade de um Programa interno de qualidade que já estava em andamento, e nesta primeira etapa está sendo desenvolvido no Silos Aeroporto, com o nome de 100% Copasul e como projeto piloto na Fazenda Tinguara, com o nome de Sol do MS. Os nomes dos projetos foram sugeridos pelos próprios colaboradores participantes.
O modelo de qualidade 5S é uma prática desenvolvida no Japão desde a década de 60, durante a sua reconstrução após a II Guerra Mundial. No Japão esta filosofia é aplicada até hoje nos lares, onde os pais ensinam aos filhos os princípios educacionais do modelo de qualidade 5S que os acompanharão até a fase adulta. A denominação 5S deriva das cinco atividades sequenciais e cíclicas iniciadas pela letra “S” e que, quando traduzidas, significam:
SEIRI: Senso de Utilização
SEITON: Senso de Organização
SEISO: Senso de Limpeza
SEIKETSU: Senso de Saúde
SHITSUKE: Senso de Disciplina
Durante a apresentação dos resultados, Rosa Maria Lima Alves, Consultora do projeto, enfatizou que “Em qualidade sempre é possível melhorar. Já é possível perceber uma grande diferença na postura dos colaboradores. Em 5 meses mudamos o visual e alguns hábitos da empresa. Desejamos que em 2015 todos continuem mantendo bons resultados e aplicando sensos, e toda essa ação já vai ser observada nesta safra”.
No final da safra, os colaboradores realizam o Mutirão da Limpeza, com o propósito de selecionar, organizar e promover uma limpeza geral da Unidade. A ideia de organizar para promover melhorias surgiu nas primeiras reuniões entre os colaboradores, dentro ainda do Programa Interno de Qualidade. Dessa forma, o Programa 5S, veio fortalecer ainda mais essa ação entre os colaboradores.