FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
A Copasul de Anaurilândia realizou na tarde desta sexta-feira, dia 21, o seu Dia de Campo da safrinha. O evento ocorreu em propriedades de cooperados, começando pela Fazenda Boa Sorte, de Adauto Zandonadi, e depois na Fazenda Recreio, do Grupo Franciscato, apresentando campos de híbridos de milho e sorgo, demonstração prática de pulverização com drone e mixes de plantas de cobertura.
O Dia de Campo começou às 14h com o credenciamento na Fazenda Boa Sorte. Depois das boas vindas, os participantes percorreram campos com apresentação de 12 híbridos de milho que podem servir de opção para a safra seguinte.
O cooperado e primeiro anfitrião do dia, Adauto Zandonadi, comentou a importância da vitrine de amostras dos híbridos para os produtores locais. “Eu acho muito importante porque é a partir daí que você vai conseguir selecionar materiais para a sua região, para as próximas culturas e conseguir fazer um trabalho melhor. Eu achei muito importante e, no próximo ano, se a Copasul quiser, a gente vai fazer de novo um campo até com mais materiais”, antecipou Zandonadi.
“Nós precisamos ter isso no município porque nós vamos usar esses materiais aqui na região. São materiais com teto de produção alto e, se a gente conseguir, a gente vai plantar na próxima safra”, completou.
Depois, os participantes do evento, entre produtores rurais com seus familiares e demais profissionais do setor agrícola, foram até a propriedade vizinha, a Fazenda Recreio, do Grupo Franciscato, para observar de perto o desempenho de cinco híbridos de sorgo, uma cultura que está ganhando espaço em Anaurilândia, em Mato Grosso do Sul e no Brasil, de modo geral. Na safra 2022/23 em MS, o cereal teve aumento da área plantada na ordem de 46,8% quando comparada com a safra passada, conforme divulgado no último levantamento mensal da Conab.
“A Copasul está incentivando a difusão desta cultura, então a gente fica satisfeito de poder contribuir com isso”, aprovou o cooperado Mateus Franciscato. De acordo com ele, a cooperativa desempenhou um papel importante na decisão pelo cultivo do sorgo. “É um parceiro que tem credibilidade, você sabe que vai plantar uma cultura e tem onde entregar porque é um parceiro de confiança”, ressaltou.
O Dia de Campo da Copasul de Anaurilândia teve também demonstração prática de pulverização com drone. A parte técnica do encontro da safrinha terminou com a passagem dos convidados por campos com mixes de plantas de cobertura, entre elas Brachiaria ruziziensis, Crotalaria ochroleuca, nabo forrageiro, trigo mourisco e aveia branca.
Na sequência, o grupo participou de uma confraternização no escritório da cooperativa na cidade, onde o gerente da unidade, o engenheiro agrônomo Valdemar Chamorro, agradeceu a presença de todos e a disponibilidade dos cooperados que foram os anfitriões do dia, desejando uma boa colheita da safrinha ao público presente.