FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Na última terça-feira, 24 de março, entidades representativas de diversos setores estiveram reunidos na Sede da Copasul, em Naviraí, para a 12ª Reunião Seccional - Sudoeste, do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná (SP/PR/MS). O objetivo foi discutir a primeira caracterização da região pertencente à seccional sudoeste da APA e a futura criação do Conselho do Parque Nacional de Ilha Grande.
A partir dessa reunião, dois grupos de trabalho estão formados para a organização desse Conselho, envolvendo representantes do Mato Grosso do Sul e Paraná. “Esse é o único trecho do Rio Paraná que ainda não tem barragens, por isso a importância de conciliar que a população desse trecho continue vivendo nesse local com sustentabilidade. Essa APA é uma unidade de conservação federal sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e reúne mais de um milhão de hectares, e portanto, para a boa gestão do território, o mesmo está dividido em quatro partes e a região de Naviraí está dentro da Seccional Sudoeste”, disse o chefe da APA Federal, Erick Caldas Xavier.
A APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná é uma Unidade de Conservação de uso sustentável, constituída por áreas públicas e privadas nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, e tem como objetivo geral disciplinar o processo de ocupação de terras, proteger os recursos bióticos e abióticos dentro de seus limites, procurar assegurar o bem-estar das comunidades locais, objetivando sempre o desenvolvimento sustentável.
O Conselho Gestor da APA reúne 110 representantes das entidades conselheiras, incluindo o Diretor Vice-Presidente da Copasul, Yoshihiro Hakamada, que pertence ao Conselho através do Sindicato Rural de Naviraí. A próxima reunião está marcada para 25 de junho na Câmara Municipal de Naviraí e será realizada na forma de plenária com a presença das quatro seccionais do Conselho com representantes de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.