FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
A Caravana Soja Brasil, projeto itinerante que leva orientações técnicas e capacitações a agricultores e profissionais da área, está passando por Mato Grosso do Sul nas próximas duas semanas. O roteiro começou em Naviraí, a 350 quilômetros de Campo Grande, nesta segunda-feira (15).
As atividades foram desenvolvidas na sede da Copasul e na programação estavam palestras sobre o projeto Soja Brasil, sobre o projeto Soja Plus, sobre o Cadastro Ambiental Rural de Mato Grosso do Sul (Car-MS) e sobre o programa de melhoramento e cultivares de soja.
Depois a equipe do projeto segue para Maracaju, no dia 17 e Chapadão do Sul, no dia 19. Após percorrer os três municípios, a carreta seguirá para Dourados, onde acontecerá o lançamento oficial do plantio nacional de soja, safra 2014/15, no dia 24 de setembro, às 11h, no Sindicato Rural do município.
“O projeto contribui com um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira: levar informações técnicas aonde o produtor rural está. Os municípios escolhidos são privilegiados por contarem com entidades de pesquisa como a Fundação MS, Fundação Chapadão e Embrapa, que amparam os agricultores com o desenvolvimento tecnologias”, destaca o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Mauricio Saito.
Ainda em Dourados, no dia 25 de setembro, serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, com orientações sobre o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. As apresentações terão apoio da Fundação MS, Fundação Chapadão, secretaria estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e Embrapa Agropecuária Oeste.
Na edição passada o Soja Brasil percorreu mais de 40 mil quilômetros por lavouras brasileiras, entre outubro de 2013 a março de 2014. Neste ano, os técnicos que compõem a caravana já passaram por Goiás e depois de Mato Grosso do Sul vão percorrer a região do Mapitoba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).
Fonte: Agrodebate