FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
No dia 08 de maio, a Copasul recebeu a Caravana de Apresentação de Resultados da Safra 2013/2014 Fundação MS e SENAR/MS. O evento conta com a participação de 70 pessoas entre cooperados, equipe do departamento agronômico, técnicos e acadêmicos.
Durante o mês de maio a Caravana vai percorrer por 10 municípios: Amambaí, Sidrolândia, Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Rio Brilhante, Itaporã e Naviraí
A Fundação MS e o SENAR/MS apresentam os resultados de pesquisas referentes à safra de soja 2013/2014 em Mato Grosso do Sul. Além de divulgar os dados obtidos por meio dos estudos realizados, a instituição esclarece dúvidas de produtores e acadêmicos em relação a assuntos como manejo de solo, fertilidade e controle de pragas e doenças além dos resultados de avaliações dos principais matérias de soja plantados em cada localidade.
Um dos assuntos foi a ocorrência de pragas e doenças durante a safra. “Verificamos uma safra relativamente tranquila quanto às doenças e pragas, o que nos surpreendeu, pois estávamos em um ambiente complicado em fundação das especulações acerca da lagarta Helicoverpa armigera”, comenta o pesquisador de fitossanidade da Fundação MS, José Fernando Grigolli.
Outro assunto abordado foi a eficiência da escarificação mecânica e biológica. O pesquisador Douglas Gitti ressalta que a técnica pode incrementar o rendimento da soja em lavouras onde o solo limita a planta na busca pela água.
Os produtores serão orientados, ainda, para a tomada de decisão, com recomendações de novas tecnologias que poderão ser utilizadas na próxima safra. “O objetivo é mostrar ao produtor a amplitude das novas variedades existentes no mercado e suas tecnologias”, afirma o pesquisador Carlos Pitol