FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Cerca de 150 pessoas participaram no dia 11 de janeiro da 8ª Edição da Jornada Técnica da Soja, em Naviraí. O evento incentiva a troca de experiência e a atualização de informações entre produtores e técnicos. Estiveram presentes cooperados de Naviraí, Deodápolis, Anaurilândia, e Nova Andradina, além de técnicos de todas as unidades da Cooperativa e parceiros comerciais da Copasul.
Logo no início da programação, após serem recebidos com um café da manhã, os participantes acompanharam a palestra “A importância da Tecnologia de Aplicação", com o consultor Menotti Mattoso Junior. Após a palestra, os participantes seguiram para a UDT (Unidade de Difusão de Tecnologia) da Copasul, em Itaquiraí, para ver o desempenho de cultivares de soja e demais trabalhos coordenados pela Cooperativa. A Unidade tem como objetivo fortalecer os cooperados através da validação e divulgação de tecnologias para a agricultura regional. No local, os trabalhos foram apresentados pelos agrônomos da Copasul, Helton Funai, Maicon Jorge Gonçalves e Rodolfo Takeshita. Ainda durante a manhã, os participantes seguiram para a Fazenda Meio Século, para acompanhar uma apresentação sobre “Comparativo de uso de equipamentos para descompactação”, conduzida pelo agrônomo da Cooperativa, João Vinicius S. Panacho.
O almoço foi realizado na Fazenda Santa Rosa. No local foram apresentados os trabalhos de pesquisa da Fundação MS, com os pesquisadores Carlos Pitol e Douglas de Castilho Gitti e a apresentação do consultor Aroldo Marochi , sobre o "Manejo de Plantas Daninhas".
Fala cooperado
“Foi um dia extremamente produtivo e necessário, proporcionando um aproveitamento técnico muito alto. Qualidade técnica tanto do corpo técnico da Copasul quanto dos profissionais trazidos hoje aqui, como da Fundação MS. E paralelo à isso, foi uma oportunidade de conversar com técnicos e produtores da região”, disse o cooperado, Júlio Marcio Ferreira Jacintho, de Naviraí.
“É a primeira vez que participo, e achei um evento muito bom e dinâmico. Um dos diferenciais foi essa confraternização e união entre os produtores. Teve um momento de oração também, demonstrando que o objetivo é amizade, e não só chamar o produtor para negociar, isso é muito interessante, é muito válido ver essa iniciativa da Cooperativa. Pra mim também foi uma oportunidade de conhecermos melhor a estrutura da Copasul, técnicos e outros cooperados. Estou muito satisfeito”, disse Leandro Bim Cavalieri, de Nova Andradina.
“Achei tudo muito positivo, principalmente com o que foi apresentado na UDT, por ser um experimento muito próximo da nossa realidade, com variedades que estamos utilizando no momento. As demais palestras também foram muito boas. É um dia que traz muita informação e o produtor ganha muito com isso”, comentou José Carlos Marchetti de Naviraí.
“É a terceira vez que participo e é sempre um evento muito positivo. Pudemos ver o contraste com variedades da nossa região e manejo diferente. Voltamos com uma bagagem boa para levar pra casa. Sempre agregando conhecimentos e melhorias no dia a dia. Parabenizo a equipe e coordenação”, disse o cooperado Marcos Sartor, de Deodápolis.
Confira mais fotos clicando aqui: http://copasul.coop.br/galerias/view/104/1