FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Ontem, dia 15 começou a Expocoop 2014 – Feira internacional do Cooperativismo, e foi aberta com a presença da presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Pauline Green, do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, da consulesa da Rússia em São Paulo, Ekatarina Spitsyna, do secretário-adjunto do Ministério da Agricultura da Índia, Dalip Sing, da presidente da All China, Wang Xia, e do presidente da Sanaco, da África do Sul, Lawrence Bale. Como anfitrião do evento, o presidente do Sistema Ocepar e diretor da OCB, João Paulo Koslovski, também compôs a mesa de abertura do encontro.
Ao saudar os participantes, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, lembrou que o encontro vem sendo promovido desde 2010, por iniciativa da OCB, e, na sequência, foi realizado na China, em 2011, e na África do Sul, em 2013, sendo incorporado ao calendário oficial da Cúpula. “Desde então, temos nos reunido para renovar os nossos esforços em prol de ações conjuntas”, afirmou. Ele lembrou ainda que, juntos, os cinco países somam 1 milhão de cooperativas e 600 milhões de cooperados, o que representa 65% do total de cooperados existentes no mundo. Freitas destacou ainda que os BRICS são o destino de 20% das exportações das cooperativas brasileiras. “Podemos incrementar esse fluxo, aumentando as operações de cooperativa para cooperativa”, frisou.
O evento terá participação de representantes de 16 países e cerca de 170 expositores, entre os quais 120 nacionais e 50 internacionais, que ocuparão uma área de 4,5 mil metros quadrados na Expo Unimed, local em que o evento será realizado. O Sistema OCB/MS estará presente em um estande, juntamente com os demais estados da região Centro-Oeste, mostrando a força do cooperativismo local, a Copasul é uma das cooperativas que expõe neste estande.