FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Primeiro módulo do programa de capacitação será destinado aos consultores do departamento agronômico, com aulas presenciais dos maiores especialistas em agricultura do Brasil
Nesta semana, a Copasul assentou mais um tijolo para a construção do legado de se tornar uma “cooperativa-escola”, pensamento que Sakae Kamitani, seu fundador, havia registrado para o futuro da organização em uma de suas cartas. Foi lançado na última segunda-feira, dia 03 de abril, o programa Master Agro, que tem como objetivo treinar e capacitar os colaboradores da cooperativa por meio de aulas presenciais com os melhores especialistas em agricultura do país, alinhados às realidades de mercado e da própria Copasul.
Do primeiro módulo, que vai durar de abril de 2023 a junho de 2024, participarão os engenheiros agrônomos do departamento técnico, que serão divididos em duas turmas. Na aula inaugural do programa, os integrantes deste módulo do Master Agro conheceram os objetivos, as datas previstas das aulas e os temas que compõem a grade curricular. Confira a lista a seguir:
Aula 1 - Correção de solos;
Aula 2 - Nutrição de Soja e Feijão;
Aula 3 - Nutrição de Milho e Sorgo;
Aula 4 - Fisiologia de Soja e Feijão;
Aula 5 - Fisiologia de Milho e Sorgo;
Aula 6 - Cultura da Soja;
Aula 7 - Cultura do Milho;
Aula 8 - Doenças das grandes culturas e controles;
Aula 9 - Pragas e controles;
Aula 10 - Tecnologia de aplicação;
Aula 11 - Plantabilidade;
Aula 12 - Plantas daninhas e controle;
Aula 13 - Comercialização de grãos / Irrigação.
Formatura
Cada uma das aulas será ministrada por especialistas, que podem ser pesquisadores, professores universitários e consultores de mercado, que tratarão dos temas ao longo de três períodos - um dia inteiro mais uma manhã ou uma tarde, conforme a distribuição das turmas.
Depois de apresentar a grade curricular do programa, o gerente corporativo do departamento agronômico da Copasul, Anderson Guido, reforçou que é essencial que os participantes cumpram a etapa seguinte da capacitação. “Temos que colocar em prática aquilo que a gente aprende. Exercitando o que a gente está aprendendo, a gente nunca mais esquece”, reforçou.
JEITO DE SER COPASUL
Além de conhecerem os detalhes do programa Master Agro, os agrônomos da primeira turma também assistiram a uma apresentação sobre a cultura da cooperativa - o “Jeito de Ser Copasul”. A aula foi ministrada pelo presidente executivo da cooperativa, Adroaldo Taguti, que ressaltou que a cultura é fonte de competitividade para a organização.
Dentro deste contexto, Taguti lembrou que o departamento agronômico da cooperativa possui todos os itens da missão da cooperativa correndo em suas veias, desempenhando papel fundamental para a Copasul cumprir suas responsabilidades para com o cooperado e aumentando ainda mais a importância da atualização constante dos profissionais.
+ Relembre aqui a Missão e a Visão da Copasul
O executivo salientou que os agrônomos são responsáveis pela disseminação das novas técnicas e tecnologias validadas pela cooperativa para melhorar a eficiência produtiva de seus cooperados. “Está bem clara a importância de vocês para o negócio, para a cooperativa, que é muito além da assistência técnica, é trazer informação e ter esta proximidade. [...] O desafio é este. É a prosperidade mútua do cooperado, da Copasul e de seus colaboradores, todos crescendo, se desenvolvendo e se fortalecendo através de desafios, através de melhoria contínua”, resumiu Taguti.
ATENDIMENTO AO COOPERADO
Em entrevista, os agrônomos confirmaram que além de estimular a atualização dos profissionais de assistência técnica da cooperativa, o Master Agro também beneficiará os cooperados. A engenheira agrônoma e consultora Lorraine Albuquerque, que atua no programa Construindo Solos, sustentou que a academia trará à tona aprendizados importantes da época de graduação, desta vez na prática e sob a ótica da atuação da cooperativa.
“Pessoalmente espero me tornar uma profissional cada vez mais capacitada e que essa experiência agregue valor no trabalho que fazemos na cooperativa, especialmente no Projeto Construindo Solos, em que o foco é melhorar os atributos químicos e físicos do solo para maiores produtividades e uma agricultura mais sustentável no campo. Para isso, são necessários conhecimento técnico e trabalho duro. Dessa forma, eu vejo no Master Agro uma oportunidade de adquirir informações atuais e de relevância para um bom manejo das lavouras”, exaltou.
Já o agrônomo Renan Viero comparou a academia com uma pós-graduação de referência no mercado. “Eu acredito que os participantes do Master Agro terão uma oportunidade realmente ímpar na mão de ter no currículo um curso desses. E eu acho que o principal é atender o cooperado com qualidade, com nível de conhecimento, com firmeza nas recomendações. É muito melhor atender o produtor com conhecimento, com técnica, com a razão e a comprovação de tudo isso validada cientificamente. Realmente é algo que cativa muito dentro da cooperativa - ela não mede esforços para nos permitir crescer e ganhar conhecimento”, reconheceu Viero.
“Eu acredito que vai ser muito gratificante, principalmente pelo lado profissional. Eu acho que vai somar bastante na parte técnica e que nós vamos ter mais conhecimento para atender os cooperados a campo”, projetou o consultor técnico da Copasul Adriano Barbosa dos Santos.