FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Copasul lamenta falecimento de Yoshinori Tanaka

Copasul lamenta falecimento de Yoshinori Tanaka, fundador nº 20 da cooperativa

17, Jun de 2023
Voltar

É com pesar que a Copasul recebe a notícia do falecimento de Yoshinori Tanaka, um dos 27 fundadores da Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense, ocorrido neste sábado, dia 17 de junho. 

Tanaka-san nasceu em 1932, na cidade de Getulina, em São Paulo, sendo filho de Yoshitake e Yoshie Tanaka. No início dos anos 1970, ele chegou à cidade de Naviraí, localizada no sul de Mato Grosso do Sul. 

Em 1978, entrou para a história como o 20º entre os 27 fundadores da Copasul, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento e crescimento da cooperativa. Durante seu tempo na Copasul, atuou como produtor de algodão na Fazenda Santa Ada, um arrendamento de 72 hectares em Jateí-MS. Yoshinori Tanaka permaneceu como cooperado até janeiro de 1987.

Além de seu envolvimento com a agricultura e o cooperativismo, Tanaka-san era um grande entusiasta do beisebol, esporte conhecido como "yakyu" em japonês. Ele foi jogador do time de Naviraí desde meados dos anos 70 até o final da década de 80 e, posteriormente, integrou o time de softbol da cidade até o início dos anos 2000. 

Nos anos de 2004 a 2006, Sensei Tanaka desempenhou o papel de treinador dos times de base do beisebol da cidade, demonstrando seu amor pelo esporte e seu desejo de transmitir seus conhecimentos para as gerações futuras.

"Ele gostava muito de jogar e sempre foi simpático. Toda vez que você o encontrava, ele estava sorrindo. Dentro de campo, era um atleta disciplinado, nunca procurava problemas com ninguém. E assim foi a vida dele", recordou Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul, em referência a Yoshinori Tanaka.

Conforme informou a família, as últimas homenagens a Tanaka-san estão sendo realizadas neste sábado, 17 de junho, na capela do Pax Primavera, localizada na avenida Amélia Fukuda em Naviraí. A cerimônia de exéquias ocorrerá neste domingo, dia 18, às 9h, seguida pelo sepultamento, marcado para as 10h, no Cemitério Municipal.

Yoshinori Tanaka deixa sua esposa, Tieko Tanaka, e cinco filhos - Tereza, Gilberto, Nilza, Armando e Sérgio -, além de dez netos e oito bisnetos, com o nono bisneto a caminho.

Neste momento de dor, a Copasul presta condolências à família e aos amigos de Yoshinori Tanaka, compartilhando a saudade e a lembrança de um homem admirável e dedicado, cujo legado será sempre lembrado na história da cooperativa e da comunidade de Naviraí.