FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Inauguração da Irrigação Copasul em Campo Grande

Copasul inaugura primeiro escritório na capital de MS com foco em Irrigação

06, Out de 2023
Voltar

“Acho que o futuro da agricultura de nossa região precisa ser irrigado. Depender de sol e chuva é muito difícil. Tem ano que dá, mas tem ano que não dá, e aí o prejuízo é grande. A tendência é irrigar a produção”. 

A célebre frase de Sakae Kamitani, fundador da Copasul, dá vida às paredes do novo escritório da cooperativa em Campo Grande-MS, que foi inaugurado no dia 04/10, e representa dois marcos expressivos. Esta é a primeira unidade da Copasul na capital de Mato Grosso do Sul e também é uma demonstração do avanço da Unidade Irrigação dentro dos negócios da organização. 

A Irrigação Copasul é uma unidade que nasceu em 2015, fruto da parceria da cooperativa com a Valley, marca líder mundial em irrigação de precisão. Nesta colaboração, já são 351 pivôs centrais de irrigação instalados em Mato Grosso do Sul, cobrindo uma área total que passa dos 30 mil hectares irrigados. O número representa aproximadamente metade de toda a área irrigada em sistema de pivô central no estado.  

A Irrigação Copasul possui dois escritórios: o primeiro deles em Naviraí, inaugurado em março de 2016, e agora a unidade em Campo Grande, na Rua Nefe Pael, nº 1785, no Bairro Nova Lima, próximo ao Shopping Bosque dos Ipês, na saída para Cuiabá. As novas instalações são fruto da mudança do escritório de Ribas do Rio Pardo, que havia sido inaugurado em maio de 2021, e agora troca de endereço para a capital de MS. A intenção é aprimorar o atendimento, trazendo as vantagens logísticas da presença em Campo Grande para beneficiar seus clientes e impulsionar uma agricultura cada vez mais produtiva e sustentável.

“Nesse momento, agradeço a todos vocês que aqui estão. Campo Grande fica bem centralizada no estado. Nós temos irrigantes para o lado de Bandeirantes, para o lado de Sidrolândia, então aqui será um um centro que vai poder atender a todos”, ressaltou Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul, durante a cerimônia de inauguração da nova unidade. 

“O clima do nosso estado é muito instável. A gente, como produtor rural, sabe que a irrigação funciona além de garantir a produtividade, mas como uma forma de a gente assegurar. É o seguro da nossa produção. [...] E a irrigação vem pra desenvolver uma região. A gente viu isso na região de Ribas do Rio Pardo, onde muitas áreas passaram a ser agricultáveis por causa da irrigação”, acrescentou Kamitani. 

Nelson Antonini, o vice-presidente do Conselho de Administração da Copasul, destacou a chegada à capital de MS no ano em que a cooperativa vai celebrar seu 45º aniversário de fundação, em dezembro de 1978. “Assim foi a Copasul. Começou lá em Naviraí, depois nas cidades vizinhas, foi indo e aí chegamos aqui na capital, que é um sonho de toda empresa. [...] E o mais importante, talvez, não é apenas abrir uma loja em Campo Grande, mas sim aquilo que nós fizemos para chegar até aqui”, acrescentou Antonini, fazendo menção também ao trabalho de Sakae Kamitani e todos os 27 fundadores da cooperativa. 

SUSTENTABILIDADE

O gerente da Irrigação Copasul, Cláudio Furukawa, também demonstrou gratidão aos cooperados, aos clientes de modo geral, fornecedores, prestadores de serviços que viabilizaram a expansão da cooperativa e da unidade de negócios. Furukawa reforçou ainda a importância da atuação do governo na desburocratização do setor em MS ao passo que assegura a responsabilidade ambiental no processo. 

“Quero agradecer também, em nome do Beretta, as ações que o governo tem feito, que destravaram muitos processos, modernizaram muito os processos ambientais, principalmente a outorga. Hoje o estado de Mato Grosso do Sul é uma referência nacional nesses processos de emissão de outorga. Na parte ambiental, nós estamos andando também, já simplificou bastante coisa. E simplificar não quer dizer deixar de ser sustentável. Então os processos são montados, avaliados, e a seriedade do processo ambiental é muito grande”, disse. 

O gerente da Irrigação Copasul direcionou o agradecimento ao representante do governo de MS presente na inauguração, Rogério Beretta, secretário-executivo de desenvolvimento econômico sustentável de Mato Grosso do Sul. 

Em seu pronunciamento, Beretta reforçou a parceria da cooperativa com o poder público do estado, lembrando do trabalho em conjunto desenvolvido com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, e o governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. 

De acordo com Beretta, a irrigação é um exemplo de desenvolvimento sustentável para o estado. “A irrigação é uma maneira de preservar o meio ambiente, porque a gente vai trazer preservação, produzindo mais numa mesma área, sem ter necessidade de abrir novas áreas, além de trazer mais segurança para o produtor", explicou.

O secretário-executivo anunciou que o governo está preparando o seu programa de fomento à irrigação, mapeando as áreas onde é necessária a intervenção do estado para simplificar os processos. 

“Devo lembrar também do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que é administrado pelo Governo do Estado. Tem uma linha agora para todo o Brasil, em especial para a irrigação, com juros de 7,4% ao ano e prazo de pagamento de até doze anos com carência de até três anos”, detalhou Beretta. 

COOPERATIVISMO FORTALECENDO PARCERIAS

Felipe Vieira, vice-presidente para a América Latina da Valmont, detentora da marca Valley, falou sobre a relevância do cooperativismo para a evolução da sociedade, citando uma passagem do livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Harari. “Nós temos a capacidade intrínseca de cooperar e de criar uma história no futuro na qual a gente acredita. Então o senhor Sakae Kamitani, com os produtores, sentou e criou uma história e falou: ‘vamos fazer uma coisa bonita lá no futuro’”, comentou. 

Vieira relacionou também a irrigação com a crescente demanda mundial por alimentos. “Essa produção de alimentos vai vir da conversão de pastagens para lavoura. E nós temos hoje quase 160 milhões de hectares de pastagens para passar para a lavoura. Adivinha qual estado tem mais pastagem para transformar em lavoura, com gente, com know how de agricultura, com água disponível e com uma estrutura pública que quer fazer funcionar? É com esse olhar para daqui a 30 anos que eu fico feliz de estar com essa parceria com a Copasul aqui em Mato Grosso do Sul. [...] Não tem marca forte sem o parceiro forte. Então a gente agradece a confiança. Nós estamos aqui para servir à Copasul e aos produtores que fazem a coisa acontecer. Com isso, eu só queria dizer parabéns pela conquista da chegada à capital”, declarou Vieira. 

“Nesse processo todo, essa revenda aqui pra Campo Grande não veio da noite para o dia. Eu acho que foi construída. A gente começou em Naviraí, depois fomos para Nova Andradina, depois Maracaju. E assim fomos indo pras outras unidades da Copasul e estamos aqui hoje. E por que que tem esse tanto de unidade? É exatamente para atender o agricultor. Todo este estoque de peças que vocês estão vendo é para que se houver algum problema, o pivô tem que estar rodando. A máquina só precisa de manutenção quando está funcionando. E o nosso trabalho é estar aqui, fortes, para suportar vocês quando isso acontece”, acrescentou o diretor comercial da Valmont, Vinícius Melo

O gerente de desenvolvimento do Sistema OCB/MS, Juarez Pereira, recordou a história da Copasul para trilhar um caminho de sucesso pelo cooperativismo. “As pessoas que mais participavam das nossas capacitações, dos nossos treinamentos, eram justamente da Copasul. E a gente ficava até com pena, porque o pessoal se deslocava de tão longe, tinha estrada ruim na época. Terminava o curso no sábado às 5h da tarde para pegar a estrada ainda pra voltar pra Naviraí e chegar lá às 8h ou 9h da noite. Mas era a cooperativa que mais estava investindo em capacitação, em formação de pessoas, e isso fez toda a diferença no desenvolvimento da Copasul”, acrescentou. 

Ao final da cerimônia de inauguração da Irrigação Copasul em Campo Grande, as instalações receberam a bênção do Padre Carlos Henrique Botura, que fez a leitura da carta de Paulo aos Colossenses. “Qualquer que seja o vosso trabalho, fazei-o com dedicação, lembrando que é para o Senhor, e não para os homens. O Senhor os recompensará”, exaltou o sacerdote. A equipe de colaboradores da Irrigação Copasul também foi apresentada às cerca de 70 pessoas presentes no evento, entre cooperados, clientes, fornecedores e demais parceiros.

Sobre a Copasul

Com quase 45 anos de história, a Copasul - Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense atua em Mato Grosso do Sul desde a sua fundação, em 16 de dezembro de 1978 na cidade de Naviraí. Hoje, a Copasul está presente em 11 cidades sul-mato-grossenses, com 23 unidades, entre silos, centros de distribuição de insumos, escritórios administrativos, revenda de pivôs para irrigação, revenda de combustíveis e lubrificantes para frotas a diesel (TRR), posto de combustíveis, fecularia de mandioca e fiação de algodão. 

Por meio da assistência técnica agronômica, a cooperativa atua em uma área superior a 425 mil hectares, que estão distribuídos em 37 municípios de MS. 

A Copasul tem como missão contribuir para o fortalecimento e crescimento dos cooperados, a satisfação dos seus clientes e colaboradores e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico das regiões em que atua.