FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

barracao_semente2

Copasul conclui climatização para o armazenamento de sementes em Naviraí

08, Jan de 2021
Voltar

A Copasul concluiu na segunda quinzena de dezembro a adequação da estrutura para armazenamento de sementes em Naviraí, no Entreposto da cooperativa, que foi apresentado ao Departamento Comercial e ao Departamento Agronômico na manhã desta sexta-feira (8). Com investimento em torno de R$ 800 mil o espaço ganha estrutura e equipamentos para controle de umidade e temperatura, o que é um diferencial que preserva todo o potencial de germinação e vigor das cultivares e, consequentemente, melhores condições de produtividade.

 

No armazém da Copasul, onde ficam as sementes de soja e milho, foram instalados forro e revestimentos específicos, assim como equipamentos de refrigeração que garantem condições mais apropriadas para a manutenção das condições fisiológicas e principalmente o vigor das sementes. O barracão tem capacidade para até 100 mil sacas de sementes.

 

A Copasul implantou a climatização como mais um procedimento para melhoria da qualidade dos serviços prestados ao produtor cooperado, uma busca constante da cooperativa.

 

Sandra Maria da Silva Guido, gerente comercial de Insumos, destaca os principais ganhos com o investimento. “Estrategicamente para o Comercial de Insumos é muito importante este investimento que está sendo feito porque podemos programar o recebimento da semente no melhor momento. Ficou bom para a Copasul, ficou bom para o fornecedor e ficou bom para o cooperado. O associado agora tem a tranquilidade de saber que o produto dele está em temperatura e umidade adequada para o momento que ele precisar plantar. Reaproveitamos o barracão antigo, com uma adequação do forro e revestimento interno e foram instalados os refrigeradores, além da capacitação dos colaboradores para operarem este sistema tão importante”, disse, ressaltando o que o produtor pode esperar com a melhoria. “O associado tem uma garantia de que a germinação e o vigor da semente produzida no sementeiro devem ser mantidas até a hora do plantio. Seja na época ideal ou com os percalços de atraso de plantio, ele tem esta semente melhor mantida aqui na estrutura. A cooperativa está fazendo o possível para manter a qualidade do insumo para o plantio, esperando que resulte em produtividade e, assim em produtores mais fortalecidos”, finalizou.

 

O diretor executivo de Operações da Copasul, Adroaldo Taguti, fala sobre a busca constante da Copasul em melhorar procedimentos e estruturas para atender os cooperados da melhor forma.

 

“Este investimento que a cooperativa fez é muito importante para a conservação da semente. A semente é um organismo vivo e precisa de temperatura e umidade para se manter dentro das condições ideiais. É para garantir que a semente que a Copasul recebe dos fornecedores será mantida na melhor condição possível para o cooperado” disse.

 

O presidente da Copasul, Gervásio Kamitani, falou sobre a melhoria e o uso da estrutura onde a Copasul nasceu. “O que a gente procura é garantir a qualidade da semente que sai da sementeira. Não podemos armazenar e a semente acabar perdendo qualidade. Fico feliz de ver utilizar este barracão construído nos anos 80 onde era armazenado algodão em pluma e agora a estrutura é aproveitada com toda a modernidade de climatização, temperatura, umidade. Investimos na qualidade do solo, planejamento, melhoria de adubo, técnicas, e também temos que melhorar as condições da semente”, resumiu Gervasio.