FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Cerca de 100 pessoas, entre produtores da região de Naviraí e representantes comerciais, participaram na última segunda-feira, dia 10 de novembro, da última etapa do Circuito Aprosoja 2014. O evento foi realizado no auditório da Copasul e abordou as tendências do mercado regional de soja e milho para a safra 2014/2015. A palestra foi conduzia pelo analista de mercado, Fernando Muraro. Também estiveram presentes, o presidente da Aprosoja MS, Maurício Saito, e representantes da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense, entre eles, o vice-presidente e presidente do Sindicato Rural de Naviraí, Yoshihiro Hakamada e o superintendente da Cooperativa, Gervásio Kamitani.
Entre os temas abordados, Fernando destacou as mudanças no mercado nos últimos anos, que vem exigindo dos produtores rurais análises mais profundas. “Esse tipo de encontro com o produtor é fundamental, pois é uma conversa ainda durante o plantio. Ou seja, uma oportunidade para pensar e se projetar. É um momento super importante para alertar o produtor, sobre as principais tendências para 2015”, ressaltou Muraro.
O circuito Aprosoja 2014, finalizado em Naviraí, é uma realização da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e passou por 9 cidades do Estado com o objetivo de oferecer informações sobre a produção de grãos. “A avaliação do fechamento desse ciclo é a mais positiva possível. Essa é uma forma de oferecermos informações e ferramentas para que o produtor possa fazer uma boa comercialização. E é fundamental a participação da Copasul, não só nesses eventos em parceira com a Aprosoja, mas também no papel que realiza dentro da sociedade de Naviraí e de outros municípios dentro do Mato Grosso do Sul, sempre levando e oportunizando ao produtor rural, não só melhores condições para que ele realize seu plantio e sua colheita, mas também a sua comercialização”, Disse Maurício Saito.
Para o responsável pelo Setor Agronômico da Copasul, Antônio José Meireles Flores, a informação sobre um mercado cada vez mais imprevisível, é muito importante para o produtor estar mais preparado. “Com esse tipo de informação, o produtor pode ter uma noção futura do mercado, tanto de soja, quanto de milho. A partir desse tipo de evento, o produtor consegue ter uma visão a longo prazo. O mercado é um grande desafio para os produtores, por isso o evento só vem ajudar a cadeia produtiva da nossa região”, comentou.
“A palestra refletiu o que o mercado é. Precisamos dedicar mais tempo para o mercado, e não apenas para a produção em si”, disse o produtor Salazar José da Silva. Opinião compartilhada pelo também produtor, Claudinei Antigo. “Nós estamos iniciando uma safra de verão, e esse é um ano atípico, que envolve questões políticas, de mercado e clima. Por isso, toda a informação é muito importante para tomarmos decisões futuras”.