FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Cerca de 300 pessoas prestigiaram no dia 24 de abril, no Sindicato Rural de Deodápolis, a primeira etapa do circuito Aprosoja 2015. O evento abordou as tendências e mercado regional de soja e milho para a safra 2015/2016, com uma palestra conduzida pelo experiente analista de mercado, Fernando Muraro. O evento superou a expectativa da organização, com a participação de produtores, presidentes de sindicatos rurais e representantes de instituições e bancos de toda a região.
Na palestra, Muraro destacou as mudanças no mercado nos últimos anos, que vem exigindo dos produtores rurais análises mais profundas. “O mercado mudou, nos últimos anos a relação soja milho está muito imprevisível. As variações do câmbio, com subida e descida do dólar faz com que o produtor possa negociar no mínimo dez vezes sua safra, e isso que ele tem que ter em mente”, disse Muraro.
O circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), e passa por cidades do Estado com o objetivo de oferecer informações sobre a produção de grãos. O evento foi uma realização da Aprosoja e do Sindicato Rural de Deodápolis, em parceria com a Copasul, Sindicato Rural de Ivinhema e Sicredi. “Esse foi um evento de extrema importância. A região de Deodápolis está expandindo a área agrícola e portanto, precisamos de boas informações. Foi uma realização conseguirmos, através da Aprosoja, trazer um evento como esse para cá. Nos sentimos horados em ver a presença dos presidentes de todos os Sindicatos Rurais da Região, da Aprosoja e da Famasul”, comentou Paulo Cardim, presidente do Sindicato Rural de Deodápolis.
A presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Elaine Biondo também destacou a importância do evento. “Isso propicia o fortalecimento da classe produtora, essa palestra vem para somar, trazer informações sobre mercado para o produtor. E ainda mais com um palestrante renomado, igual ao Muraro”.
Maurício Saito, presidente da Aprosoja, falou sobre a importância da palestra ser realizada no município. “Parabenizo o Sindicato Rural de Deodápolis em conjunto com o Sindicato Rural de Ivinhema, pelo evento de hoje. Essa conversa auxilia a entender um pouco melhor essa fase que é muito difícil para todos nós, produtores, que é a fase da comercialização. Aprosoja se sente muito agradecida com a presença de todos os produtores rurais”.
O evento também contou com a participação de representantes de diversas entidades, como do Banco do Brasil e Sicredi, que foi um dos apoiadores do evento. A Prefeita de Deodápolis, Maria das Dores da Oliveira Viana, também esteve presente “Para os nossos produtores são informações muito importantes. A nossa economia é movida pela agricultura, portanto, é muito importante esse evento para todos nós”.
Para os produtores essa foi uma oportunidade de acompanhar uma palestra esclarecedora, sem precisar se deslocar para outras cidades. “Achei muito interessante, foi muito produtivo participar dessa palestra, temos agora que aplicar o conhecimento adquirido aqui. A organização também foi muito boa”, disse o produtor da região de Dourados, Adílson Vicini. O produtor José João de Souza “Zé-Tide”,enfatizou a importância de saber mais sobre comercialização. “Foi muito bom aprendermos sobre os fatores que devem ser levados em conta na hora da comercialização. Nos sentimos prestigiados em receber uma palestra dessas aqui.”