FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Milton Hideshi Umemura

Amante do beisebol e fundador da Copasul, Milton Umemura morre aos 80 anos

16, Mar de 2023
Voltar

Umemura foi o fundador nº 9 da Copasul, permanecendo como cooperado até o ano 2000; Pioneiro deixa legado também como atleta e treinador de equipes do beisebol de Naviraí

Faleceu no último dia 14, aos 80 anos de idade, o fundador da Copasul Milton Hideshi Umemura, nº 9 entre os 27 pioneiros da cooperativa. Umemura faleceu em decorrência de um problema de saúde que apresentou enquanto estava no Japão, ocasião em que visitava um de seus filhos. 

Nascido em Pirapozinho, no interior de São Paulo, Umemura estabeleceu-se como produtor rural na região sul de MS, cultivando café no Sítio Aeroporto, uma área de 35,7 hectares em Naviraí, e também algodão no Sítio Guassú, uma área arrendada com mais de 120 hectares em Iguatemi. 

De acordo com o que compartilhou Eduardo Umemura, um dos filhos do fundador da Copasul, Milton foi um grande admirador do sistema cooperativista. 

“Um fato importante que me lembro enquanto meu pai era cooperado da Copasul foi de ter ouvido por cima ele falando por telefone a alguém que jamais venderia um saco de soja ou o que for para terceiro, independentemente do preço ofertado. Na época, não entendi nada, pois não sabia os conceitos e na prática do que é ser um cooperado. Só depois, na fase adulta, entendi o que era ser uma pessoa honesta, com caráter, que respeita o próprio trabalho e o dos outros, pois vi isso no dia a dia do meu pai”, relatou Eduardo. 

Milton permaneceu como cooperado da Copasul por 22 anos, decidindo pela desfiliação em 14 de dezembro de 2000 ao mudar-se para o Japão. 

YAKYU - LEGADO PARA O ESPORTE

Milton era um dos expoentes do yakyu, ou beisebol, como o esporte é conhecido no Brasil. Conforme destacou o fundador da Copasul Júlio Suekane, o “beisebol naviraiense não existiria se não fosse a iniciativa” de Umemura. 

“Desde antes dos anos 1970 ele jogava pelo time de Naviraí. Foi responsável pela formação de equipes infantis, levando essas crianças a vários campeonatos nacionais. Enfim, toda geração de atletas que nasceu nos anos de 1980 para cá conheceu ele como técnico e um grande incentivador do beisebol. A última participação dele nos jogos foi na Copa Takehara do ano passado”, comentou Suekane. 

“Além de ter jogado como atleta por vários anos por Naviraí-MS, salvo engano, meu pai, juntamente com outros pais e técnicos, tentou formar um time de crianças por duas vezes. E obtiveram êxito no ano de 1990 em diante. Acho que seu maior orgulho como jogador de yakyu era o time de Naviraí da categoria semi-veterano e veterano que formaram. Foram campeões estaduais por alguns anos seguidos”, acrescentou Eduardo. 

“Além de esportista, foi uma pessoa fiel aos seus princípios, batalhador, amigo de todos, companheiro de toda hora. Creio que ele deixa para todos os beisebolistas esse legado dos princípios morais de um esportista verdadeiro”, completou Suekane. 

FAMÍLIA

Residente de Naviraí, Milton Hideshi Umemura faleceu no Japão em 14/03, onde foi velado e será cremado conforme a tradição do país oriental. Ele deixa esposa, Tereza Akiko Fukuda Umemura, com quem era casado desde 1973, além de cinco filhos e três netos.