FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Alunos da Escola Estadual Presidente Médici, de Naviraí, orientados pelo professor, Wagner Doncev tiveram uma importante conquista na última semana. Com o projeto CAARB (Combustível Automotivo Aditivado com Repelente Biológico), eles obtiveram o 2º Lugar na FETEC MS, a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, realizada de 09 a 12 de novembro em Campo Grande. Uma Feira com a apresentação de mais de 350 trabalhos inovadores do Estado.
O projeto levou em consideração os números preocupantes do problema da dengue no Brasil. Só os gastos públicos por ano chegam a R$2,7 bilhões e em 2015 mais de 100 mil casos da doença foram registrados e 863 chegaram a óbito. Além disso, há ainda a possível relação do mosquito com a microcefalia. Foram confirmados 2782 casos apenas em 2015, destes 40 crianças foram a óbito.
Penando nisso, surgiu o CAARB, com o objetivo de reduzir o número de casos de doenças transmitidas por qualquer tipo de mosquito e, conseqüentemente, diminuir significativamente os gastos públicos com a saúde. “Iniciamos toda a ideia, e colocamos em prática, através da FECEM (Feira Científica da Escola Médice), na qual obtivemos a colocação de 1º Lugar, logo após fomos convidados a participar da FECINAVI (Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí MS) no Instituto Federal - Mato Grosso do Sul - Campus Naviraí, na qual também apresentamos o nosso projeto ao NTE. Ficamos em 1º Lugar da nossa área, e da Feira em Geral. Com isso, passamos para a FETEC (Feira Estadual de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul), na qual estamos desde o início da abertura (dia 09 de novembro) e iremos comparecer até a final (no dia 12 de novembro)”, disse em publicação a aluna, Milena Cândido.
A Copasul apoiou a viagem dos alunos até a Feira e parabeniza os mesmos pelo espírito inovador e pela conquista!