FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Entre os dias 03 e 04 de abril, os alunos do curso de agronomia da UFPR (Universidade Federal do Paraná), campus Palotina visitaram a Copasul com o objetivo de conhecer melhor a cadeia produtiva do algodão e da mandioca. A turma de 50 pessoas, entre estudantes e professores, pode ver a colheita do algodão na propriedade do cooperado Lúcio Basso, no município de Sidrolândia e o beneficiamento, na algodoeira da Cooperativa em Maracaju.
Depois vieram para Naviraí onde participaram de um bate-papo com o Presidente, Gervásio Kamitani e acompanharam os processos na industrias da Cooperativa, Fiação e Fecularia. É a terceira turma que o professor Laércio Pivetta, idealizador da visita, traz até a Copasul.
"O perfil da produção agrícola da nossa região, que é o Oeste do Paraná, é muito forte na produção de soja e milho, mas não temos mais a produção de algodão, e como isso faz parte da minha disciplina, temos que procurar locais para que os alunos consigam visualizar a prática, eaqui na Copasul é possível ver toda a cadeia produtiva. Os alunos gostam muito da experiência, tanto a colheita do algodão quanto na industrialização, eles ficam maravilhados", comentou o professor Laércio.
Para os alunos, a experiência fica na memória "Gostamos muito dessa oportunidade, são culturas que não temos em nossa região. É algo diferente, e poder tirar dúvidas, trocar experiência nos agrega muito ", disse Lucas Matheus Hass. "É de grande valia sair da teoria e ver a prática, desde o plantio, beneficiamento, e saber toda essa cadeia e influencia do manejo. Ficamos muito gratos por nos receberem e sempre com um sorriso no rosto, simpatia. A organização da empresa também nos chama muito a atenção", disse a estudante Amanda.