FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Parceira da cooperativa, empresa Agrocete trouxe a Naviraí o doutor em agronomia Evandro Binotto Fagan, pesquisador e professor da Unipam, de Patos de Minas-MG
Nesta quinta-feira, dia 20, a Agrocete realizou um treinamento de fisiologia de plantas para engenheiros agrônomos da Copasul. A capacitação ocorreu ao longo dos períodos matutino e vespertino na Arec (Associação Recreativa e Esportiva da Copasul), em Naviraí, e a aula foi ministrada pelo doutor Evandro Binotto Fagan, pesquisador e professor da Unipam, o Centro Universitário de Patos de Minas, em Minas Gerais.
“O nosso foco hoje com a cooperativa é capacitação técnica dos agrônomos, fazendo com que quanto mais esses profissionais forem capacitados, a gente com certeza vai conseguir aumentar a média de produção na nossa região”, resumiu Helton Haruo Shingu Funai, representante técnico comercial da Agrocete.
Conforme recordou o representante, Agrocete e Copasul têm parceria estabelecida há pelo menos cinco anos para a revenda exclusiva na região de produtos das linhas de nutrição e fisiologia, tecnologia de aplicação, orgânicos e aminoácidos e inoculantes para diversas culturas.
“Hoje nós estamos com o professor Fagan, então nós não estamos falando especificamente sobre produto, mas sobre fisiologia, para afiar o profissional do departamento técnico da Copasul, para ele ter esse conhecimento. [...] Essa informação não pode ficar retida dentro da Copasul, nem dentro da Agrocete, mas deve chegar até o produtor. Então esse é o nosso intuito”, reforçou Hellington Machado, gerente comercial da Agrocete para Mato Grosso do Sul.
O engenheiro agrônomo Gustavo Agnelli Albuquerque, assistente técnico da Copasul, falou sobre os benefícios que o treinamento trará para os produtores rurais associados da cooperativa. “Os conhecimentos em fisiologia vegetal hoje demandam uma aplicabilidade maior a campo hoje porque é uma tecnologia que o produtor está adotando. A gente está vendo muitos biológicos no mercado, muitos produtos fisiológicos e entender o momento da planta para utilizar melhor esses produtos é fundamental”, analisou.
Albuquerque destacou a importância da parceria entre Copasul e Agrocete para levar soluções para o agricultor que reforcem a produtividade das lavouras. “A gente precisa levar informação de qualidade ao produtor, levar tecnologia nova. E para isso a gente precisa de parceiros que desenvolvem essas tecnologias para que a gente possa, através de uma assistência técnica bem qualificada, entregar o melhor produto na melhor hora para o agricultor. Esse eu acho que é um diferencial muito grande da assistência técnica no mercado”, acrescentou.
PRINCIPAL INSUMO DA AGRICULTURA MODERNA
O professor Evandro Fagan também falou sobre os impactos dos treinamentos de agrônomos para levar as informações dos campos de pesquisa para os campos de soja. “O conhecimento é o principal insumo da agricultura moderna. Quanto mais se conhecer como uma planta funciona e o que ela precisa para ter o seu melhor crescimento e desenvolvimento, mais produtividade você vai ter. As pessoas que dão essa consultoria, que têm acesso ao produtor, podem fazer com que o produtor seja mais eficiente, utilize melhor os recursos e insumos. Eu acho que isso faz toda a diferença”, reconheceu.
Professor Fagan: "Conhecimento é o principal insumo da agricultura moderna".