FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Hoje, dia 18 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Campo Limpo, e para lembrar a data a ARANAV (Associação de Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí) realizou uma ação comemorativa na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, contando com a participação de mais de 400 alunos de Escolas Municipais e com o apoio de agricultores, empresas associadas, da Copasul e representantes de órgãos públicos. O objetivo do evento é promover a conscientização das crianças e demais envolvidos sobre a importância da destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos.
“Esse trabalho é feito há 11 anos com alunos do 4º ao 5º ano e é uma oportunidade de despertar nas crianças essa iniciativa de preservação do meio ambiente. O agricultor tem a responsabilidade de ao comprar um defensivo, após a utilização, fazer a tríplice lavagem e armazenar em um local seguro dentro da propriedade, em seguida, começa a responsabilidade das Cooperativas, dos revendedores, e aí fazemos esse trabalho, dando um destino correto para essa embalagem. Aqui nós fazemos a limpeza, separação, processamento, e destino apropriado de forma segura", disse Wanderson C. França, responsável técnico pela Associação. Na oportunidade, cinco produtores rurais foram homenageados simbolicamente, representando todos os produtores de Naviraí que tem essa conscientização, são eles: Everaldo Jorge dos Reis, Sakae Kamitani, Sukesada Takehara, Agnaldo Miguel de Souza Júnior, José Jacintho Neto,
“O trabalho de conscientização dos produtores é gradativo, e hoje, depois de 11 anos de funcionamento, ele flui muito bem. E é muito importante que as crianças possam acompanhar esse trabalho, e fazer sua parte no futuro”, disse o Presidente da ARANAV e Gerente da Divisão Operacional de Silos da Copasul, Edson Yukishigue Shingu.
Dia Nacional do Campo Limpo
Desde 2004, o a Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL) já reuniu quase 1 milhão de pessoas em todo o Brasil para compartilhar os resultados do Sistema Campo, que é referência mundial. A iniciativa une o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas, na destinação de embalagens vazias de agrotóxicos –, agricultores, distribuidores, escolas, autoridades e a comunidade para incentivar a conservação ambiental no campo.