FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
A três semanas do encerramento do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (Car), Mato Grosso do Sul tem somente cerca de 5,2% do total de produtores previstos para se cadastrarem já inscritos no sistema. O percentual foi apresentado na manhã desta terça-feira (14), pelo diretor de Licenciamento Ambiental do Instituto de Meio Ambiente do estado (Imasul), Ricardo Éboli Ferreira Gonçalves, durante palestra no congresso MS Florestal, no centro de convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
De acordo com Gonçalves, o levantamento mais recente do Imasul, aponta que 4.212 produtores rurais do estado já se cadastraram no Car. Desse total, 1.839 estão com os cadastros completos, 134 estão com algum tipo de pendência na prestação das informações e 2.239 estão com cadastros incompletos. Ele aponta, que a estimativa do órgão ambiental é que pelo menos 80 mil produtores do estado tenham que se inscrever no cadastro em Mato Grosso do Sul.
Para tentar aumentar o número de inscritos, o diretor do Imasul aponta que o governo do estado por meio da secretaria estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semade) estuda promover nos próximos dias alguma iniciativa para mobilizar os produtores e conscientizá-los da importância do cadastro.
Obrigatoriedade do Car
O registro no Car é obrigatório. No sistema os produtores devem declarar as informações ambientais de suas propriedades rurais. Os dados vão possibilitar o controle, monitoramento e planejamento ambiental no estado. Conforme o Imasul para que o produtor rural tenha acesso ao Car ele precisa antes fazer um cadastro prévio no Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).
O prazo de cadastramento vai até 5 de maio de 2015 e o registro no Car é o primeiro passo para a obtenção de qualquer licença ambiental para uso ou exploração dos recursos naturais das propriedades rurais.
Fonte: Agrodebate