FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Sukesada Takehara discursa na 29ª edição da Copa Takehara em Naviraí

29ª edição da Copa Takehara presta homenagem aos 45 anos da Copasul

27, Mai de 2023
Voltar

Idealizador do torneio Sukesada Takehara também dedicou a edição deste ano à memória de Moriyoshi Fukuda, Hiromassa Tanaka, Hirokazu Sakurai e Milton Umemura, que contribuíram para o desenvolvimento do esporte  

A Associação Nipo Brasileira de Naviraí (Anibran) realizou nos dias 20 e 21 de maio a 29ª edição da Copa Takehara de Softbol. Em 2023, a tradicional competição do esporte naviraiense prestou uma homenagem aos 45 anos de fundação da Copasul. O tributo foi uma iniciativa do idealizador do torneio, senhor Sukesada Takehara, nº 16 entre os 27 fundadores da cooperativa em 1978 e o único deles ainda em atividade como produtor rural. 

O evento deste ano foi dedicado também à memória de entusiastas do esporte que partiram desde a última edição da Copa Takehara, em 2022. São eles os senhores Moriyoshi Fukuda, falecido em junho de 2022, Hiromassa Tanaka, falecido em janeiro de 2023, e Hirokazu Sakurai e Milton Umemura, falecidos no mês de março deste ano.

De acordo com Helena Takehara, filha de Sukesada, o intuito do certame é reunir membros da comunidade naviraiense espalhados Brasil e mundo afora para uma confraternização. “É o momento que todos esperam para se encontrar. Para o meu pai, é um presente o quanto todo o pessoal tem carinho por essa copa”, contou. 

HOMENAGENS 

Sukesada Takehara fez um discurso em japonês na abertura oficial do evento, cuja tradução para o português foi lida sua nora, Lucineia Tutida Takehara. Takehara-san agradeceu aos organizadores e aos patrocinadores desta 29ª edição. Um dos destaques entre os seus dizeres foi o momento emocionante em que lembrou dos membros da comunidade nipo-brasileira de Naviraí que partiram recentemente.

“Enfim, a vida é feita de aprendizados, crescimentos, alegrias e tristezas também. Infelizmente, tivemos perdas dos saudosos atletas e amigos do beisebol, que no passado abrilhantavam os campeonatos. Os senhores Moriyoshi Fukuda, Hiromassa Tanaka, Hirokazu Sakurai e o sensei Milton Umemura. Aos familiares, meus profundos sentimentos”, traduziu Lucineia, sem conseguir conter suas lágrimas. 

Depois disso, Takehara-san pediu um minuto de silêncio em memória aos falecidos. 

COPASUL 45 ANOS

Em seu pronunciamento, Takehara-san também justificou a homenagem à Copasul, cooperativa da qual foi membro fundador em 16 de dezembro de 1978. Neste ano, a organização completará 45 anos de história e atualmente Takehara permanece como o único entre os 27 pioneiros em atividade pela cooperativa que ajudou a fundar. 

“Hoje eu também gostaria de parabenizar e homenagear a Copasul por 45 anos da sua fundação. Eu tenho orgulho de fazer parte como cooperado e membro fundador. A Copasul hoje é considerada uma das melhores e é a maior cooperativa do nosso estado, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região, contribuindo também no setor esportivo e cultural de Naviraí”, celebrou. 

O presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, um dos atletas que participaram do torneio, agradeceu as palavras de Takehara-san e retribuiu o gesto. “No ano em que a Copasul completa 45 anos, não podemos deixar de agradecer os nossos fundadores. E ter o logo dos 45 anos da Copasul bordado no boné desta edição da Copa Takehara nos enche de orgulho e satisfação”, valorizou. 

“Na verdade, nós é que deveríamos prestar homenagem para o nosso fundador número 16, Sukesada Takehara, que é o único fundador que se mantém em atividade durante esses 45 anos”, acrescentou.

Como sinal de gratidão, a Copasul confeccionou uma faixa dedicada a Takehara-san contendo uma frase do Código Samurai: Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará. “Takehara-san, sua determinação e comprometimento fizeram com que a Copasul e toda Naviraí pudessem construir um futuro de prosperidade e crescimento. Receba nossa gratidão e homenagem. Arigatô, Takehara-san”, completam os dizeres da faixa. 

EDIÇÃO 2023

Uma das novidades do torneio em 2023 foi o patrocínio de empresas que atuam no agronegócio de Naviraí. Copasul, Ciarama, Equagril, GV Bio e Kato Tratores apoiaram a Copa Takehara e deram nome às equipes. O time da família Fukuda foi convidado e completou a chave. 

“O beisebol, na minha vida profissional e familiar, é um grande exemplo, e também para esses jovens que estão aqui agora, participando. A gente vê gerações transcendendo, em que os netos estão vendo os seus avós jogando junto com eles. É um grande prazer. Quero agradecer a todos. Muito obrigado a toda a comunidade por poder ter essa oportunidade de estar aqui, em ter comunhão com muitas pessoas”, celebrou Marcelo Fukuda na cerimônia de abertura, representando o time Fukuda.

A Copa Takehara é realizada anualmente desde 1994 com o patrocínio da família de Takehara-san. Em 2023 foram ao todo 89 atletas divididos nestas seis equipes, que disputaram nove partidas. Ao final, a equipe Copasul sagrou-se a campeã.