FALE CONOSCO: (67) 3409-1234
Idealizador do torneio Sukesada Takehara também dedicou a edição deste ano à memória de Moriyoshi Fukuda, Hiromassa Tanaka, Hirokazu Sakurai e Milton Umemura, que contribuíram para o desenvolvimento do esporte
A Associação Nipo Brasileira de Naviraí (Anibran) realizou nos dias 20 e 21 de maio a 29ª edição da Copa Takehara de Softbol. Em 2023, a tradicional competição do esporte naviraiense prestou uma homenagem aos 45 anos de fundação da Copasul. O tributo foi uma iniciativa do idealizador do torneio, senhor Sukesada Takehara, nº 16 entre os 27 fundadores da cooperativa em 1978 e o único deles ainda em atividade como produtor rural.
O evento deste ano foi dedicado também à memória de entusiastas do esporte que partiram desde a última edição da Copa Takehara, em 2022. São eles os senhores Moriyoshi Fukuda, falecido em junho de 2022, Hiromassa Tanaka, falecido em janeiro de 2023, e Hirokazu Sakurai e Milton Umemura, falecidos no mês de março deste ano.
De acordo com Helena Takehara, filha de Sukesada, o intuito do certame é reunir membros da comunidade naviraiense espalhados Brasil e mundo afora para uma confraternização. “É o momento que todos esperam para se encontrar. Para o meu pai, é um presente o quanto todo o pessoal tem carinho por essa copa”, contou.
HOMENAGENS
Sukesada Takehara fez um discurso em japonês na abertura oficial do evento, cuja tradução para o português foi lida sua nora, Lucineia Tutida Takehara. Takehara-san agradeceu aos organizadores e aos patrocinadores desta 29ª edição. Um dos destaques entre os seus dizeres foi o momento emocionante em que lembrou dos membros da comunidade nipo-brasileira de Naviraí que partiram recentemente.
“Enfim, a vida é feita de aprendizados, crescimentos, alegrias e tristezas também. Infelizmente, tivemos perdas dos saudosos atletas e amigos do beisebol, que no passado abrilhantavam os campeonatos. Os senhores Moriyoshi Fukuda, Hiromassa Tanaka, Hirokazu Sakurai e o sensei Milton Umemura. Aos familiares, meus profundos sentimentos”, traduziu Lucineia, sem conseguir conter suas lágrimas.
Depois disso, Takehara-san pediu um minuto de silêncio em memória aos falecidos.
COPASUL 45 ANOS
Em seu pronunciamento, Takehara-san também justificou a homenagem à Copasul, cooperativa da qual foi membro fundador em 16 de dezembro de 1978. Neste ano, a organização completará 45 anos de história e atualmente Takehara permanece como o único entre os 27 pioneiros em atividade pela cooperativa que ajudou a fundar.
“Hoje eu também gostaria de parabenizar e homenagear a Copasul por 45 anos da sua fundação. Eu tenho orgulho de fazer parte como cooperado e membro fundador. A Copasul hoje é considerada uma das melhores e é a maior cooperativa do nosso estado, buscando sempre contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da região, contribuindo também no setor esportivo e cultural de Naviraí”, celebrou.
O presidente executivo da Copasul, Adroaldo Taguti, um dos atletas que participaram do torneio, agradeceu as palavras de Takehara-san e retribuiu o gesto. “No ano em que a Copasul completa 45 anos, não podemos deixar de agradecer os nossos fundadores. E ter o logo dos 45 anos da Copasul bordado no boné desta edição da Copa Takehara nos enche de orgulho e satisfação”, valorizou.
“Na verdade, nós é que deveríamos prestar homenagem para o nosso fundador número 16, Sukesada Takehara, que é o único fundador que se mantém em atividade durante esses 45 anos”, acrescentou.
Como sinal de gratidão, a Copasul confeccionou uma faixa dedicada a Takehara-san contendo uma frase do Código Samurai: Quando um samurai diz que fará algo, é como se já o tivesse feito. Nada nesta terra o deterá na realização do que disse que fará. “Takehara-san, sua determinação e comprometimento fizeram com que a Copasul e toda Naviraí pudessem construir um futuro de prosperidade e crescimento. Receba nossa gratidão e homenagem. Arigatô, Takehara-san”, completam os dizeres da faixa.
EDIÇÃO 2023
Uma das novidades do torneio em 2023 foi o patrocínio de empresas que atuam no agronegócio de Naviraí. Copasul, Ciarama, Equagril, GV Bio e Kato Tratores apoiaram a Copa Takehara e deram nome às equipes. O time da família Fukuda foi convidado e completou a chave.
“O beisebol, na minha vida profissional e familiar, é um grande exemplo, e também para esses jovens que estão aqui agora, participando. A gente vê gerações transcendendo, em que os netos estão vendo os seus avós jogando junto com eles. É um grande prazer. Quero agradecer a todos. Muito obrigado a toda a comunidade por poder ter essa oportunidade de estar aqui, em ter comunhão com muitas pessoas”, celebrou Marcelo Fukuda na cerimônia de abertura, representando o time Fukuda.
A Copa Takehara é realizada anualmente desde 1994 com o patrocínio da família de Takehara-san. Em 2023 foram ao todo 89 atletas divididos nestas seis equipes, que disputaram nove partidas. Ao final, a equipe Copasul sagrou-se a campeã.