FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

jornada técnica da soja copasul 2023

12ª Jornada Técnica da Soja Copasul reúne cerca de 600 pessoas

20, Jan de 2023
Voltar

Cooperados, produtores em geral, consultores técnicos, estudantes e profissionais do agro participaram do evento que contou com palestras, estações técnicas e vitrines de variedades de soja

Cerca de 600 pessoas estiveram presentes na 12ª Jornada Técnica da Soja Copasul, que a cooperativa realizou nesta quarta-feira, dia 18. Na parte da manhã, a programação ocorreu na Unidade de Difusão Tecnológica (UDT) da Copasul, anexa à unidade Silos Itaquiraí. Já na parte da tarde, o evento teve continuidade na Fazenda Santa Lúcia, do Grupo Agro AS, em Itaquiraí, com encerramento e confraternização na Associação Recreativa e Esportiva da Copasul (Arec), em Naviraí.

Diferentemente da safra passada, quando a lavoura sofreu com a estiagem severa, a colheita da soja 2022/23 têm boas perspectivas na região sul de MS. Nesse sentido, o presidente do Conselho de Administração da Copasul, Gervasio Kamitani, reconheceu a resiliência dos agricultores entre um ano e outro. “É a força de cada produtor. E tem uma cooperativa forte por trás disso. Então a assistência técnica está de parabéns!”, comentou. 

“A gente fica feliz de ver tanta gente procurando conhecimento e isso é muito bom. Tem muitas famílias, muitas mulheres, mostrando o agro se diversificando, mudando. Muita gente nova, muitos jovens, isso garante produção para muitos anos”, completou Kamitani. 

O biólogo e doutor em agronomia Alex Melotto, diretor executivo da Fundação MS, instituição apoiadora do evento, lembrou da parceria firmada entre as organizações há quase duas décadas, com a UDT sendo estabelecida há cerca de cinco anos servindo para o desenvolvimento de pesquisas e validação de tecnologias. Por fim, Melotto citou o objetivo do evento. “Tem muito conteúdo pra que vocês cheguem em casa com um pouquinho mais de conhecimento, mais fortalecidos e ter melhores resultados na lavoura”, resumiu. 

PROGRAMAÇÃO

Na programação técnica, a palestra de abertura ficou a cargo do doutor Evandro Binotto Fagan, pesquisador e professor da Unipam, o Centro Universitário de Patos de Minas, em Minas Gerais, que tratou do tema fisiologia da soja. Além dele, agrônomos da Copasul apresentaram novidades em biotecnologias para soja e milho, enquanto pesquisadores da Fundação MS fizeram apresentações nas estações da UDT sobre cobertura vegetal e fertilizantes. 

No período vespertino, duas palestras que ocorreriam na Fazenda Santa Lúcia após o almoço, sobre manchas foliares e cigarrinha do milho, foram interrompidas devido a um forte vendaval, que prejudicou as estruturas montadas para o evento e apressou a visita a campo, onde havia vitrine com 37 variedades de soja

OPINIÃO DO PRODUTOR

Em conversa com a equipe de reportagem da Copasul, o cooperado Luciano Pompilio, da Agropecuária Santa Lourdes, em Anaurilândia, indicou a participação na jornada para outros agricultores. “Eu recomendo (a presença na Jornada Técnica da Soja) para o nosso crescimento pessoal e da própria cooperativa. Eu acho que não pode medir distâncias. Se tiver como vir, venham. A gente andou quase 250 km e é uma satisfação. Já são vários anos e a gente não perde nenhum evento. Eu recomendo e indico. Tem que vir!”, aprovou o produtor.

Representando a nova geração do agro, o jovem de 22 anos Alexandre Drews, da Fazenda Santa Fé, em Maracaju, compartilhou o que vai levar na bagagem na volta para a propriedade. “A palestra sobre cobertura e a parte também dos biológicos, que acrescentaram bastante conhecimento. [...] A gente tem uma parceria bem forte com a Copasul e a cooperativa sempre está ajudando a gente, resolvendo no dia a dia, auxiliando realmente o produtor”, enalteceu. 

“Dia 25 vai ter evento em Maracaju e a gente vai estar participando de novo. E todo evento que tiver eu vou participar”, confirmou Drews, referindo-se ao 2º Encontro Técnico da Soja, que será seguido pelo 1º Copasul Economia e Mercado, ambos no dia 25/01. 

O gerente técnico corporativo da Copasul Anderson Guido agradeceu o público presente e também os apoiadores na realização do evento. “O nosso evento realmente encheu, a gente fica muito feliz de isso estar acontecendo e nos próximos eventos vamos buscar tecnologias, coisas novas para trazer para o produtor, sempre informações que são relevantes para ele. Muito obrigado aos produtores, aos parceiros, à Fundação e ao Grupo Agro AS”, valorizou. 

Ao final do evento, os participantes do evento foram acolhidos em uma confraternização na Arec, em Naviraí, com exposição de serviços da Copasul, além de show de dupla sertaneja, costela de chão e hambúrguer na grelha.

PARCEIROS

A realização da Jornada Técnica da Soja é da Copasul com o apoio da Fundação MS e o patrocínio das seguintes empresas: Patrocínio Diamante de Agrocete, Adama, Bayer, Ihara, Yara, KWS, UPL, Nidera, Jotabasso, Basf, Corteva e Syngenta, Patrocínio Ouro de Hinove, ICL e Nortox, e Patrocínio Prata de FertCross, CropChem, TimacAgro, Superbac, NovaFértil, Facholi, Sementes Aurora, UniFértil e Soesp.