FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

Copasul no Showtec 2023

Copasul fecha participação no Showtec 2023 com balanço positivo

29, Mai de 2023
Voltar

Cooperativa teve programação própria de palestras e debates em seu estande e reuniu mais de 1.500 visitantes ao longo de três dias de evento

A Copasul fechou sua participação no Showtec 2023 com saldo de excelente participação de cooperados e produtores rurais na programação própria da cooperativa no estande montado dentro da feira.

Nos três dias, de 23 a 25 de maio, a cooperativa levou palestras sobre mercado, produtividade, sustentabilidade e outros assuntos com nomes que são destaques nos referidos assuntos. Ao todo, o estande recebeu em torno de 1.500 visitantes, a maioria produtores rurais.

PAINEL COMERCIAL - PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE GRÃOS

Foram centenas de pessoas que visitaram o estande nos dias de feira, mas sobretudo participaram das palestras. No dia 23, mais de 100 pessoas acompanharam o painel que apresentou fundamentos e perspectivas para o mercado de grãos. 

Comandaram o encontro a cooperada Cristina Spekken, administradora do Grupo Spekken, os analistas Aldo Lobo, da Granopar, e Jonas Pizzatto, da Stonex, além do gerente comercial de grãos da Copasul, Rafael Dolenkei.

“É sempre difícil esse momento de transição de preço. E como a safra está pouco comercializada, está sendo uma decisão muito mais complexa para o produtor. Mas dentro das melhores práticas, a Copasul quer colaborar para que ele tome a melhor decisão. O ideal da Copasul é produtor forte. Então devemos unir forças e trazer o que tiver de melhor no mercado”, declarou Dolenkei.

“No momento, a gente tem que entender o que o mercado está nos oferecendo e a oportunidade que a gente tem de ainda fazer uma boa comercialização”, comentou a cooperada Cristina Spekken sobre a importância da informação na tomada de decisão. 

Ao transformar informações em decisão, o produtor por atenuar os risco usando ferramentas de proteção, conforme completou o analista Aldo Lobo, da Granopar. “Você não faz o seguro do carro para ganhar ou perder dinheiro, você faz para segurar um bem. Se passar um ano com o seguro feito e você não bateu o carro e não usou o seguro, você não pode achar que perdeu o dinheiro porque fez o seguro. Com o contrato futuro é a mesma coisa. [...] E a questão das opções de venda também, que o pessoal está tentando instaurar. É outra alternativa muito boa, que é uma garantia de preço, com 5% ou 6% do valor de uma saca de soja ou milho, você compra um seguro contra a queda de preço”, relacionou.

O analista Jonas Pizzatto, da Stonex, ponderou que neste momento o comportamento dos preços tem forte correlação com a consolidação da safra norte-americana. A previsão atual é que os EUA tenham uma boa produção, com o mesmo cenário desenhado para a próxima safra da América do Sul por conta da iminente ocorrência de El Niño. Ainda assim, Pizzatto acredita que seja possível o agricultor manobrar dentro da estratégia comercial. “Teoricamente, o produtor vai disponibilizar menos soja do que ele disponibilizaria esse ano para fazer a aquisição de insumos. Então o que a gente sempre recomenda para o produtor? É que ele tenha essa disciplina de olhar para essa relação de troca e pelo menos garantir o seu custo, fazendo a venda da soja futura com a compra do insumo”, aconselhou. 

TROPA DE ELITE DA PRODUTIVIDADE

No segundo dia, as palestras ficaram por conta da Tropa de Elite da Produtividade: Laércio Dalla Vecchia, Maurício De Bortoli, Willian Matté e Leandro Barcelos trouxeram experiências da prática diária para compartilhar com os espectadores. Mais de 300 pessoas estiveram presentes neste painel.

O agricultor de Mangueirinha-PR Laércio Dalla Vecchia, campeão do CESB na safra 2019/20, disse que muitas vezes a obtenção do recorde de produtividade passa por fazer o básico bem feito. “O que faz diferença na produção é o básico. Eu por muitas vezes tentei colher mais e não consegui, mas o que faltava? Calcário, solo descompactado… A partir do momento que nós fazemos os bons princípios agrícolas, palha, solo descompactado, rotação de cultura, nós conseguimos agregar muito mais produção no nosso solo”, resumiu.

O agrônomo e consultor Leandro Barcelos disse que um dos pontos que mais chamaram atenção no debate foi a disponibilização de oxigênio para as plantas por meio de descompactação do solo. “Eu acho que os agricultores entenderam o porquê de a gente ter um solo descompactado, com bastante oxigênio, porque é ali a base energética e a boca da planta funcionando para a gente chegar em altas produtividades”, explicou. 

Um dos fatores que podem ser utilizados no sistema produtivo para ajudar a descompactar o solo é a planta de cobertura, tema da palestra de Maurício De Bortoli, agrônomo e produtor bicampeão do CESB em Cruz Alta-RS. “A minha missão aqui hoje foi falar do papel das plantas de cobertura no quesito de construir uma agricultura nos vieses de três pilares: na melhoria química de solo, com a ciclagem nutricional, na melhoria física de solo, com a descompactação natural, e na melhora biológica do solo, com a ativação desta vida no solo. Eu mostrei plantas que, com 40, 50 ou 60 dias de desenvolvimento já podem beneficiar o cultivo comercial posterior”, resumiu De Bortoli, que fez sua apresentação solo na tarde do dia 24. 

As apresentações inspiraram os produtores rurais. “Eles foram muito enfáticos na parte física do solo, de ter raízes, de ter oxigênio no solo, que é o princípio de tudo. E disso eu consegui tirar uma coisa muito importante: eu tomei a decisão de começar a fazer plantas de cobertura”, confirmou o cooperado Fernando Casali, da Fazenda Floresta, em Maracaju.

“Esse alinhamento e essa oportunidade de conhecimento que a Copasul trouxe para nós é o caminho que vai trazer a sustentabilidade para o nosso agronegócio”, enalteceu Keli Casarin, cooperada e titular da Fazenda Campo Verde, também em Maracaju.  

IRRIGAÇÃO

Na manhã do 3º e última dia de Showtec, o agrônomo Willian Matté, produtor no PAD-DF e sócio proprietário do Grupo MEC, apresentou palestra sobre culturas alternativas para áreas irrigadas. Para o agricultor, a diversidade do sistema de produção traz sustentabilidade para o solo e para as finanças da fazenda. “A principal mensagem que eu gostaria de deixar é que a diversidade no sistema é fundamental. A gente vive um momento de mercado um pouco baixista e vê que a agricultura precisa de práticas conservacionistas. Como resumo do que foi falado ontem e hoje, nós precisamos fazer uma base muito bem feita, ter diversificação e ter sustentabilidade do nosso sistema e dos nossos solos”, refletiu.

“É importante a gente estar munido de informação para a gente montar as estratégias durante o ano. E cada vez mais a Copasul vem trazendo informação sobre construção de perfil de solo, mix de plantas de cobertura, rotação de culturas e isso é importante para uma estabilidade produtiva”, recapitulou o gerente do departamento agronômico da Copasul, Anderson Guido. 

“Foi muito aprendizado e uma visão nova da forma de conduzir a agricultura, que é através de plantas que prestam serviço, reciclam nutrientes. [...] Nós somos irrigantes novos e nós percebemos que há uma dinâmica muito grande com a irrigação. A irrigação vai contribuir na estabilidade e na diversificação. Eu posso trabalhar com várias culturas e isso vai enriquecer a nossa produção, enriquecer o sistema e vai dar sustentabilidade para o nosso negócio”, projetou o produtor Luís Fernandes, da Fazenda Gramado, em Rio Brilhante. 

SHOWTEC

Considerado como o maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, o Showtec 2023 finalizou a edição com aproximadamente R$ 600 milhões em negócios em três dias de evento, conforme divulgou a Fundação MS, realizadora da feira. A data para a edição do evento, inclusive, já está definida para 2024, e está confirmada para os dias 21, 22 e 23 de maio. 

Em 2023, o evento teve recorde de público com 25 mil pessoas entre os dias 23 e 25 de maio. Foram mais de 20 palestras técnicas e 150 expositores que estimularam os mais diferentes negócios, comercialização de máquinas, sementes, softwares e outras tecnologias. A Copasul esteve presente com um estande montado na feira e também foi patrocinadora do evento.