FALE CONOSCO: (67) 3409-1234

Copasul - Cooperativa Agrícola Sul MatoGrossense
Download NFe/XML Webmail

img_4171

Copasul entrega equipamentos em prol do meio ambiente na região de Naviraí

04, Jun de 2021
Voltar

A Copasul entregou na manhã de quarta-feira (2) vários equipamentos que serão utilizados em prol de ações com foco na preservação do meio ambiente na região de Naviraí. Todos os materiais foram recebidos pela Gerência de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, responsável por ações de fiscalização e asseio em várias áreas de reserva ambiental no município.

Participaram da rápida solenidade, o presidente do Conselho de Administração, Gervasio Kamitani, o vice-presidente, Nelson Antonini, o gerente da Fiação Copasul, João Câncio Neto, o engenheiro ambiental da Copasul, Diogo Mussi, a prefeita Rhaiza Matos e o gerente de Meio Ambiente de Naviraí, Luiz Junior.

Foram doados um barco com motor de 40hp e a carretinha emplacada, um drone, máquinas fotográficas, uma geladeira, roçadeira, abafadores, mochilas de combate a incêndio, uma motobomba flutuante e queimadores pinga-fogo, tipo florestal. A doação é uma conversão de taxa de Compensação Ambiental conforme previsto no Artigo 11 do Decreto Estadual 12.909 de dezembro de 2009. A taxa é prevista em lei para a licença de instalação da obra da Fiação II, devido ao porte do empreendimento.

“Um resumo da ação está relacionado a vontade da Copasul em melhorar a comunidade que ela está inserida. É um dos princípios do cooperativismo e o cooperativismo e o meio ambiente andam lado a lado. Identificamos que o melhor que Copasul podia fazer era fazer a aquisição dos equipamentos e eliminar várias questões burocráticas para tornar mais célere a aquisição destes equipamentos”, disse Diogo Mussi, engenheiro ambiental da Copasul.

A prefeita Rhaiza Matos falou sobre a parceria. “Esta parceria com as empresas nos ajuda na desburocratização da aquisição de bens. A geração de empregos é uma bandeira que temos e nossa intenção é fomentar a geração de empregos que traz mais dignidade para as nossas famílias. Isto gera bem-estar”, disse.

Os bens doados foram escolhidos em conjunto com a Gerência de Meio Ambiente de Naviraí, e os bens são, principalmente, relacionados ao combate a incêndio e para acesso aos rios da região. O gestor de meio ambiente de Naviraí, Luiz Alberto Ávila Silva Júnior, explicou como os materiais serão importantes para a gerência. “Focamos na gestão das nossas unidades de conservação e nos processos de fiscalização ambiental. Hoje a aquisição destes equipamentos pela Copasul e a doação é muito importante porque vai nos auxiliar nos serviços de rotina e consequentemente nos dar condições de prestar melhor serviço para a população. Nós temos 6 unidades de conservação em Naviraí que são de responsabilidade do município e o trabalho é bastante importante. Estamos recebendo equipamentos de fiscalização e combate a incêndio que serão extremamente úteis para nosso dia a dia”, disse.

Gervasio Kamitani, presidente do Conselho de Administração da Copasul, destacou a obra de ampliação da Fiação e a doação dos materiais como dois grandes acontecimentos para Naviraí. “Grande satisfação, na semana do meio ambiente, comemorando a ampliação da Fiação, com um investimento de quase R$ 80 milhões, e podendo contribuir com a gerência de meio ambiente de Naviraí. Pra nós da Copasul, a diferença de uma cidade para outra são as pessoas que trabalham por ela. Não podemos esquecer das pessoas que contribuíram para grandes conquistas da nossa cidade e foi o que eu disse para a prefeita Rhaiza, que temos que continuar trabalhando para melhorar Naviraí”, disse.

Neste sábado, dia 5 de maio, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Copasul, através de uma política ambiental bem definida, visa cumprir a legislação, melhorar continuamente o sistema de gestão ambiental da cooperativa e adotar práticas de sustentabilidade buscando o desenvolvimento socioambiental. Um exemplo mais recente disso é a instalação de usinas fotovoltaicas para suprir a demanda por energia nas unidades da Copasul. A primeira delas iniciou a operação este ano em Novo Horizonte do Sul.